Franklin de Freitas

Nos municípios afetados pelo ciclone extratropical desta quarta-feira, 10 de agosto, as aulas seguem suspensas nas escolas da rede municipal e estadual. No entanto os serviços de travessia tanto do ferry boat quanto para a Ilha do Mel já estão normalizados nesta manhã de quinta-feira, 11 de agosto.

Ainda conforme a última atualização da Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel), às 7h30, cerca de 2,7 mil unidades consumidoras permanecem desligadas no litoral do Paraná devido ao ciclone extratropical que atingiu a região nesta quarta, 10.

No momento, a maior parte dos desligamentos se concentra em Guaratuba, que possui 1.888 consumidores desligados. Mais de cem profissionais da Copel foram mobilizados e trabalham para restabelecer a energia de todos. A previsão é que os serviços continuem ao longo desta quinta, 11.

A faixa horária de maior relevância foi entre as 12h e as 15h, com incidências de rajadas de ventos de 97,2 km/h e precipitação de 101,6 mm em 24h, em Guaratuba, município mais atingido, seguido por Matinhos, segundo o informe. 

As prefeituras de Guaratuba, Paranaguá, Morretes e Antonina suspenderam as aulas nas escolas da rede municipal e o atendimento nos postos de saúde está restrito. O prefeito de Matinhos, no Litoral do Paraná, José Carlos Espírito Santo, decretou situação de emergência município, na tarde desta quarta (10).