Usuário melhora e se “dá alta por conta”, dizem autoridades de saúde

Bem Paraná

Não é só os pacientes, porém, são os culpados pelo absenteísmo. Segundo Marcia Huçulak, superintendente de Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, o próprio exercício da medicina pode ser responsabilizado pelo impacto das ausências em procedimentos médicos. Algo que já identificamos é que muitos pacientes não foram (para a consulta) porque não precisariam ir para o especialista. Em alguns casos a indicação não é muito preciosa, ou paciente melhora e quando chega a consulta, falta.

Pacientes faltam a 30% das consultas médicas agendadas em Curitiba

Ainda segundo a especialista, os pacientes com condições graves, em geral, não perde a consulta ou o exame. Os pacientes que deixam de ir em geral é porque não precisava ou a indicação não é muito precisa. Dificilmente alguém com uma dor aguda, que tenha uma urticária, não vai para a consulta. Se absteram de ir é porque tinha melhorado, já está melhor, e não precisava do encaminhamento.

Embora seja um direito de todos, a Saúde é também um dever de todos. Para Marcia Huçulak, falta uma maior consciência disso, dessa corresponsabilidade, por parte dos usuários do sistema público de saúde.