Dia do Museu pode ser celebrado no Paraná com entrada gratuita nos museus

Medida tem o objetivo de estimular o acesso à cultura, incentivar a visitação aos museus e valorizar o patrimônio histórico do Estado do Paraná

Redação Bem Paraná com Alep
exposição artista cubana

Obras da artista cubana Belkis Ayón no Museu da Gravura de Curitiba, no começo de 2024. Foto: Cido Marques/FCC

O Dia do Museu, celebrado em 18 de maio no Paraná, pode ter uma comemoração com entrada gratuita nos museus do estado. A iniciativa é da deputada estadual Maria Victoria (PP), que recentemente apresentou um projeto de lei (PL 166/2025) com esse teor à Assembleia Legislativa do Paraná. A parlamentar, inclusive, é também autora da lei que instituiu o Dia do Museu no Estado (21.159/2022).

Maria Victoria explica que a medida tem o objetivo de estimular o acesso à cultura, incentivar a visitação aos museus e valorizar o patrimônio histórico do Estado do Paraná.

“É uma iniciativa que já ocorre em diversas instituições pelo mundo. Um dia de acesso livre vai estimular a cultura, educação, incentivar o turismo, movimentar a economia local e contribuir para despertar nos visitantes um maior interesse pela história e identidade do Paraná”, pontua a segunda-secretária da Assembleia Legislativa.

O texto do projeto de lei aponta que o acesso facilitado a exposições, mostras e acervos dos Museus tem o potencial de impactar diretamente na melhoria dos indicadores educacionais e sociais, promovendo maior engajamento comunitário e fortalecimento do turismo cultural, fator determinante para o desenvolvimento econômico do Paraná.

Inclusão social

Outro benefício direto da lei é permitir que pessoas que enfrentam dificuldades financeiras tenham a oportunidade de conhecer importantes acervos históricos e artísticos.

“Essa inclusão social é essencial para atrair novos públicos, como famílias de baixa renda, estudantes e grupos comunitários, que muitas vezes ficam à margem dessas experiências culturais”, afirma a deputada.

O texto do projeto de lei traz ainda que, para a implementação da gratuidade, os museus do Estado do Paraná poderão firmar parcerias com instituições públicas e privadas, visando a promoção de atividades educativas e culturais.