A Executiva Estadual do PDT deve finalizar nos próximos dias as listas preliminares de pré-candidatos à Assembléia Legislativa e Câmara Federal, para análise das possibilidades de alianças ou lançamento de chapas próprias nas proporcionais. A determinação foi passada pelo presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, ao final da reunião aberta que manteve com dirigentes e pré-candidatos na quarta-feira à noite, em Curitiba. Com a desistência de Osmar Dias em disputar as eleições, outro nome passou a circular no PDT como eventual candidato ao Senado, além do ex-deputado Léo de Almeida Neves e Jorge Bernardi. Trata-se do deputado Andre Bueno, filho do prefeito Edgar Bueno (Cascavel), cuja possibilidade começou a ser considerada nos meios políticos da capital e foi defendida pelo deputado Nelson Luersen na reunião do PDT.

Indicação
Lupi sinalizou apoio também à candidatura da senadora Gleisi Hoffmann (PT), mas reconheceu que há questões regionais ainda a serem ajustadas. O deputado Fernando Scanavaca — líder do PDT na Assembleia — defendeu que a sigla lance candidatos majoritários. A ideia é indicar o candidato ao Senado na chapa de Gleisi.

Oportunismo
O líder do PPS na Câmara Fedral, deputado Rubens Bueno, disse que o anúncio do aumento de 10% do Bolsa Família e a correção de 4,5% da tabela do Imposto de Renda no pronunciamento de 1º de Maio feito pela presidente Dilma Rousseff em rede de rádio e televisão, na quarta-feira, é oportunista, ilegal e irresponsável. De acordo com ele, a fala de Dilma deve ser objeto de questionamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por propaganda eleitoral antecipada. Acuada pela crise na Petrobras, pelo ‘volta Lula’, pela inflação em alta, pela elevação do custo da energia e pela queda nas pesquisas de intenção de voto, a presidente Dilma lança mão do mais puro oportunismo eleitoral para melhorar sua imagem desgastada, criticou Bueno.

Palanque
Bueno disse que a presidente se utiliza do palanque privilegiado da TV para promover seu governo de olho na reeleição, quando ele deveria estar apresentando soluções para conter a inflação e aliviar o bolso do contribuinte da pesada carga de impostos. A presidente, em vez de governar, prefere antecipar o debate político-eleitoral no palanque privilegiado da TV atacando à oposição, como se ela fosse culpada pelas mazelas e malfeitos de seu governo, apontou ele.

Sucateamento
O senador Alvaro Dias (PSDB) acusou o governo Dilma Rousseff de sucatear e esvaziar a Polícia Federal no momento em que a corrupção e a violência se alastra pelo País. Segundo ele, representantes dos policiais apontam que servidores burocratas, sem experiência operacional em campo, estão sendo indicados por critérios políticos para planejar e coordenar a segurança da Copa 2014. De acordo com o tucano, mesmo após a realização das grandes operações anticorrupção pela PF, os agentes, escrivães e papiloscopistas da instituição continuam recebendo a metade do salário dos auditores da Receita, oficiais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e servidores das agências reguladoras.

PF congelada
O senador apresentou indicadores para provar que a atuação da Polícia Federal estaria sendo congelada. Entre 2010 e 2013, o número de indiciados pela PF no Paraná, segundo ele, caiu de 6.114 para 2.983, uma expressiva diminuição de 51% — mais da metade no número total de pessoas que foram efetivamente investigadas pelas unidades da PF no Estado. E, entre 2010 e 2013, o número de indiciados em crimes de tráfico de drogas pela PF paranaense caiu 17%.

Relâmpago
Antecipada para o período da manhã por conta do feriado, a sessão de quarta-feira da Assembleia durou 22 minutos. O único deputado a discursar foi o líder da bancada do PT, Tadeu Veneri.

Em obras
A Assembleia Legislativa lançou edital que prevê gasto de até R$ 4,1 milhões em obras de manutenção e reforma predial da Casa. A licitação é pela modalidade de registro de preço e a abertura dos envelopes está prevista para o próximo dia 6. As informações foram reveladas pela Livre.jor, comunidade do Facebook especializada no acompanhamento dos diários oficiais do Estado. A mesma publicação revela ainda outra despesa de R$ 3,9 milhões para reparos, manutenção e adequação do sistema elétrico para os três prédios da Alep, barracão, setor odontológico e demais imóveis utilizados pela Assembleia Legislativa. A empresa contratada foi a Deck Construtora de Obras Ltda.

Em alta
O governador Beto Richa sancionou ontem, no Dia do Trabalho, a lei que reajusta em 7,34% o piso do salário mínimo regional. A assinatura ocorreu  durante a festa do Primeiro de Maio Solidário, promovido pela Força Sindical do Paraná, com apoio do Governo do Estado.

Em baixa
O ex-deputado federal José Genoino (PT-SP) se apresentou ontem ao Centro de Internamento e Reeducação dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A ordem para que voltasse à prisão foi decretada com base um laudo médico atestando que o quadro de saúde dele é estável.