00441636
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Cinco prefeitos de Portugal se reuniram com o prefeito Rafael Greca, na tarde desta segunda-feira (15/4), na Prefeitura de Curitiba. Os prefeitos são das cidades de Amares, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde. Todas integram a Comunidade Intermunicipal do Cávado, no norte de Portugal.

No encontro, os prefeitos portugueses assinaram protocolos de intenções com Curitiba para estabelecer futuras cooperações para intensificar trocas comerciais, cooperação e internacionalização de startups e desenvolvimento de ações para as cidades do futuro.

Além dos prefeitos, a comitiva portuguesa é formada por vereadores, diretores de empresas e consultores de negócios.

O prefeito Rafael Greca falou sobre a importância de as cidades portuguesas se organizarem em conselhos e trabalharem de forma regional.

Greca também os convidou a participar do Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será realizado de 21 a 24 de maio, com participação confirmada de 250 delegações internacionais para a cidade.

“Quero dizer que Curitiba é uma cidade educadora. Agora, em maio, nós vamos ter um congresso mundial do segmento a partir de 21 de maio. Seria muito bom que viesse uma delegação portuguesa também”, afirmou Greca.

“E quero dizer mais, nos honra muito também saber que Braga se chamava Bracara Augusta. Essa memória romana portuguesa é uma memória da importância da organização municipalista. Os portugueses absorveram melhor que ninguém a ideia do municipalismo, do poder dos conselhos”, disse Greca ao parabenizar a organização dos prefeitos portugueses. 

O prefeito da cidade de Barcelos, Mário Constantino Lopes, que também representou a Comunidade Intermunicipal do Cávado, falou sobre todas as seis cidades da região.

“Esta é uma grande oportunidade para nós virmos aqui buscar conhecimento, aprender com Curitiba e compartilhar experiências nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e inovação”, disse Lopes. 

Todos os prefeitos fizeram um resumo dos principais atrativos de suas cidades e agradeceram a hospitalidade com que estão sendo recebidos em Curitiba. Eles ficam na capital paranaense até quarta-feira (17/4) e depois seguem para Foz do Iguaçu (Oeste). 

O encontro, que também teve a participação do encarregado consular do Paraná e Santa Catarina, André Bandeira, e foi organizado e coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba. O secretário municipal de Finanças, Cristiano Hotz, e o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Paixão, também participaram da reunião. 

“A Prefeitura de Curitiba tem uma relação sólida e histórica com as cidades portuguesas e agora nos aproximamos da região do Cávado. Esses protocolos de intenções nos deixam animados para expandir novas parcerias”, disse o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.

Região do Cávado

A CIM (Comunidade Intermunicipal) do Cávado engloba as cdades de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.

Constituída por escritura pública, em 2008, é estruturada pela bacia do Rio Cávado e desenvolve-se no sentido Sudoeste e Nordeste. Em 2021, a população da região contava com cerca de 416.652 mil pessoas.