
A prefeita de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, Rosa Maria (Republicanos) é pré-candidata a reeleição nas eleições de 2024. A informação veio durante entrevista concedida ao Bem Paraná. No cargo há um ano e dez meses, Rosa defende que sua gestão trouxe resultados e quer um novo mandato para continuar o trabalho de forma “cuidadosa e responsável”.
Ela assumiu a prefeitura em abril de 2022 quando a então prefeita Marli Paulino (Solidariedade) optou por se descompatibilizar do cargo para assumir um mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Rosa era vice-prefeita e está familiarizada com a gestão, desde 2009, quando já integrava a equipe de secretários na administração de Luizão Goulart.
- Pinhais é a cidade mais competitiva da Região Metropolitana de Curitiba, aponta ranking
- Muralha Digital de Pinhais ajuda na prisão de assaltantes e responsável por abandonar animais
- Pineville é o segundo bairro de Pinhais 100% LED
Na conversa, a prefeita também falou sobre assuntos relacionados a gestão e ao aniversário de Pinhais. A cidade completa 32 anos no dia 20 de março e uma série de serviços serão apresentados ao município.
“É uma festa bonita no aniversário da cidade! Nós sempre costumamos marcar a data de aniversário com com obras e ações importantes de entregas que já fazemos. Nós intensificamos os trabalhos também em cultura, esporte e nos serviços propriamente ditos”, diz.
Um dos trabalhos que devem ser realizados é o Justiça no Bairro, no dia 2 de março. Essa ação é de iniciativa do Poder Judiciário e visa proporcionar à população em situação de vulnerabilidade econômica o acesso à Justiça de forma efetiva e desburocratizada. Faz parte deste programa, o Casamento Coletivo, que traz a união de forma gratuita a casais de Pinhais. As inscrições vão até fim desta terça-feira (20).
“Pinhais é uma cidade que inspira! São 32 anos com muitos desafios pela frente e uma caminhada bacana. Temos equipes de trabalhadores muito qualificadas e isso gera um resultado interessante da entrega de um serviço de qualidade da população”, pontua Rosa.
Outra atração do aniversário é o Parque dos Dinossauros, que está na programação pelo terceiro ano consecutivo e é sempre uma atração muito esperada pelas crianças. Além disso, o local também terá espaço para PCD. Mais uma das novidades de março na cidade é também o circuito inflável. Uma atração gratuita de mais de 120 metros com brinquedos onde crianças e adultos podem participar.
Combate a dengue

Um dos principais assuntos nos noticiários na última semana é combate a dengue. Só em 2024, o Paraná já contabilizou mais de 37 mil casos da doença. Além disso, As buscas por repelentes dispararam nos últimos meses, atingindo o maior nível dos últimos 5 anos, segundo dados da Cliquefarma.
Ao Bem Paraná, a prefeita Rosa Maria destacou que a luta contra a dengue não pode ser negligenciada.
“A população precisa compreender a gravidade e é algo que nós podemos combater. Em Pinhais inclusive estamos com ações fortes em todos os âmbitos. Buscamos legislações mais simples e duras para penalizar quem negligencia. É um trabalho de muitas mãos e muitas frentes, é um papel de toda a sociedade resolver esse desafio”.
Cidade sustentável

Outro assunto destacado na entrevista foi a sustentabilidade. Em 2023, Pinhais foi premiada na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes. A cidade também foi finalista nacional no pilar Saúde e Bem-estar, no qual foi a 2ª colocada.
“Somos uma cidade cortada por diversos rios. Por conta disso sempre tivemos um olhar cuidadoso com os rios, matas, e a questão do cuidado com a cidade como um todo. Não apenas em praças, parques, mas também para trabalhar muito na conscientização. Temos ecopontos, trabalhos de educação ambiental e até teremos no aniversário o multirão de limpeza”, afirma Rosa.
Na visão da prefeita, uma cidade sustentável é cuidada e isso passa também por uma sociedade civil organizada. “Meio ambiente depende do tipo de cidadão que eu coloco nesse planeta. Precisamos fazer muito ainda! Sociedade e poder público devem trabalhar juntos para melhorar a vida das pessoas”.
Melhoras na infraestrutura

Uma das marcas da gestão que governa Pinhais desde 2009 está na quantidade de obras de infraestrutura. No final de março, como parte da programação de aniversário, por exemplo, está previsto o início das obras na Unidade de Saúde Perneta. Outro dado recente da gestão é de que 70% da cidade ganhou nova iluminação em LED.
“Os avanços que aconteceram foram transformadores. É completamente uma outra cidade! Se você olhar Pinhais há 15 anos era um outro patamar. As pessoas achavam que ao sair de Curitiba estavam em outro bairro, não havia uma identidade própria Eu passei por esse processo e as pessoas tinham vergonha, uma cidade que era confundida com São José dos Pinhais ou com um bairro de Curitiba”, diz.
A prefeita acredita que Pinhais é uma cidade que inspira e que inclusive tem sido procurada por diversas empresas. “Somos o menor município do Paraná com 127 mil habitantes. Logo nós temos menos espaços. Se tivéssemos mais espaços nós teríamos mais gente vindo para Pinhais. Há um trato, uma atenção com as empresas porque é preciso gerar renda, riqueza, emprego para que a cidade se desenvolva”.
Trabalho na educação

A prefeita também falou sobre o tema educação e destacou quais foram as ações tomadas para que a cidade passasse pela pandemia. Com o ensino em EAD, o aprendizado de muitas crianças foi prejudicado.
“Nós fizemos um programa de reforço que chamamos de MobilizAção com aporte interessante para recuperação de conteúdo destes meninos e meninas. Estamos trabalhando até o quinto ano nessas lacunas pedagógicas”.
Outra ação educativa e que fará parte do aniversário de Pinhais é ExpoEdu. A segunda edição da Feira e Mostra Educacional retrata a história da cidade e homenageia diferentes aspectos sociais, culturais, econômicos e históricos.
“Há um investimento muito grande, formação continuada, e temos uma educação que se encaminha cada vez mais para a busca de mais qualidade”.
Reforço na segurança
A prefeita também anunciou na entrevista que Pinhais vai ganhar um reforço na Segurança Pública. No aniversário da cidade, a Guarda Municipal ganha mais 30 recrutas para a corporação. “Mais gente para cuidar da nossa gente!”, afirmou.