Pinhais (Crédito: Divulgação/Prefeitura Municipal de Pinhais)

A cidade de Pinhais figura no topo do Ranking de Competitividade dos Municípios, que chega à sua quarta edição neste ano de 2023. Isso significa que o município é a cidade da Região Metropolitana de Curitiba, com exceção da capital, com a maior capacidade de fornecer serviços públicos de qualidade. Em nível estadual, Pinhais ocupa a quinta posição no ranking.

Considerando toda a Região Sul do Brasil, é a 17ª cidade melhor ranqueada. Já no cenário nacional, ocupa a 54ª posição, entre os 410 municípios analisados. O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove e a Seall.

O diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros, considera que um município competitivo “é aquele que atende o cidadão da melhor forma possível, em que o cidadão tenha a melhor qualidade de vida possível”.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.

Nesta quarta edição, ele foi composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos (Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações) e três dimensões: instituições, sociedade e economia.

Esta organização é fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil. São analisados, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.

A pesquisa avaliou 410 cidades brasileiras, pois é a quantidade de municípios com mais de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualizados em 2022.