A educação está em intensa e constante evolução, impulsionada pela tecnologia e pelas rápidas mudanças sociais. Neste cenário, o aluno assume o papel de grande protagonista. No entanto, a base para essa transformação de sucesso não reside apenas na tecnologia, mas na redefinição do papel do educador, essencial para garantir a formação integral das pessoas.
O educador de hoje se distancia da figura de detentor exclusivo do saber e assume uma postura de mediador e facilitador. Seu foco não está em simplesmente transmitir o conteúdo, mas em organizar um ambiente de aprendizagem rico e desafiador que estimule o aluno a construir o próprio conhecimento.
Nesta abordagem, o professor valoriza os saberes prévios do estudante, incentiva a investigação e a descoberta, e atua como um guia que acompanha de perto o processo. Mais do que isso, ele transforma o erro não em fracasso, mas em uma oportunidade valiosa de aprendizado, onde o aluno é encorajado a questionar e buscar novas soluções.
O grande desafio do professor na Era Digital passa, inegavelmente, pelo repensar das práticas pedagógicas. Para que a atuação em sala de aula seja eficaz, é fundamental que o educador reveja e analise os paradigmas que sustentam seu trabalho.
O processo de ensino-aprendizagem exige que o professor desenvolva estratégias que levem em conta a realidade do aluno, reconhecendo e assumindo seu papel enquanto educador que acredita na possibilidade de mudança.
Por isso, o professor deve começar o seu processo de ensino-aprendizagem com uma reflexão crítica sobra a sua prática, no qual analisa continuamente os seus métodos, questionando a sua eficácia e relevância para o contexto atual. Em seguida, o Planejamento Pedagógico Contextualizado entra em ação, focando no desenvolvimento de ações educativas que consideram a realidade e o contexto do educando, elaborando situações reais de aprendizagem.
Para ter sucesso a atuação do professor deve ser marcada pela Postura Ética e Mediadora, mantendo um forte vínculo afetivo e utilizando o diálogo e as intervenções pedagógicas como ferramentas essenciais de construção do conhecimento. E, finalmente o professor deve Avaliar como Instrumento de Aprendizagem é fundamental, pois transforma esse momento de mensuração em um valioso meio para o desenvolvimento contínuo do aluno.
Ao assumir essa postura mediadora e facilitadora do processo, o professor garante que a tecnologia seja um suporte metodológico e não um obstáculo. Ele foca no cerne de sua missão: desenvolver as estratégias necessárias para que o aluno consiga, de fato, construir seu conhecimento. O objetivo final é sempre buscar uma formação de qualidade com visão crítica e reflexiva, garantindo que, por trás de toda a inovação digital, permaneça a essência humana e transformadora da educação.
Neste Dia do Professor, celebramos aqueles que abraçam essa complexa e vital missão. Parabéns a todos que fazem da sala de aula – em qualquer formato – um espaço de crescimento, conhecimento e, sobretudo, transformação.
Arivonil dos Santos Matoski Júnior, diretor de unidade de ensino da Estácio