papopet_fev

A epidemia de Dengue, Zika e Chinkunguya se espalha pelo Brasil. E com ela muitas notícias que mais apavoram do que esclarecem. Recentemente, foi veiculado que cães podem se infectar pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Mas será que nem mesmo cão e gato escapam de doenças transmitidas por este mosquito?  O Blog Papo Pet entrevistou a médica veterinária, especialista em Cardiologia, e responsável pela Unidade Hospitalar de Animais de Companhia da PUCPR, Ana Paula Sarraff, para esclarecer essa questão.

– Cachorro pode contrair Dengue ou Zika? E gato? Não, essas doenças não são transmitidas aos cães e gatos

– Quais doenças cães e gatos podem adquirir por picadas de insetos? O Aedes Aegypti pode ser transmissor de alguma delas? A dirofilariose e leishmaniose são exemplos de doenças transmitidas por mosquitos hematófagos (que sugam sangue). A dirofilariose é transmitida por várias espécies de mosquitos, como dos gêneros aedes, culex e anopheles. O Aedes pode transmitir a dirofilariose, apesar dele ter predileção pelo ser humano. 

 – Como é feita a transmissão? Para que ele transmita a dirofilariose o mosquito deve picar um cão infectado, sugar sangue com larvas, que se transformam dentro do mosquito e esse mosquito então, ao picar outro cão, inocula as larvas, transmitindo a doença. Essas larvas vão evoluindo, entram na circulação sistêmica e tornam-se vermes adultos nas artérias pulmonares seis meses após a picada do mosquito. Se houver uma infestação por muitos vermes (podem haver até 250 vermes adultos, e as fêmeas podem medir até 30 cm de comprimento) eles podem invadir o coração e ficar no ventrículo direito ou átrio direito.

 – Qual tratamento para doenças transmitidas por picadas de inseto? Depende da doença. Existem dois tipos de tratamento para dirofilariose. Uma medicação é importada e mata os vermes adultos, mas pode ocorrer efeitos adversos como embolia pulmonar. O outro tratamento, muito utilizado no Brasil, mata a bactéria que mora dentro do verme e, com o tempo, o verme vai morrendo aos poucos.

 – Existe prevenção para evitar picadas? Existem vacinas para cães/gatos com esta finalidade? Pode-se usar coleiras repelentes para tentar evitar as picadas. Porém nas áreas endêmicas, indica-se utilizar um preventivo mensalmente, que pode ser via oral ou tópico, que mata as microfilarias (larvas), não permitindo que elas tornem-se adultas.

 – Algum lugar mais específico para contrair doenças transmitidas por insetos? Regiões quentes, com lagos e matas, além das regiões litorâneas.

 – Existe repelente para animais? Não, apenas coleiras repelentes.

 – Os comprimidos para prevenir pulgas e vermes têm utilidade nestes casos? Alguns deles também previnem a dirofilariose, vale consultar o veterinário para que ele prescreva o medicamento indicado.

 apapopet_fev

Fica a dica – a vasilha de água de cães tem sido considerada um foco de proliferação do mosquito. Os insetos depositam os ovos na borda. A orientação é lavar com escova e sabão este recipiente. “No caso de ingestão de água contaminada por ovos/larvas se o cão ingerir as larvas não vai adquirir a dirofilariose”, diz a especialista. Mas não é por isso que vamos descuidar. Seja responsável e elimine todos os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.