No dia 03 de outubro foi realizada a Segunda Sessão da Assembléia Escolar no Colégio Estadual Arlindo Carvalho de Amorim, onde os estudantes das turmas do 1º Ano do Ensino Médio organizaram seus projetos de lei nas aulas de História, sob a orientação da professora de História, Marcela Cattini. Essa atividade é desenvolvida através do Método Cidade Júnior, que objetiva aprofundar o conhecimento curricular por meio da contextualização realizada nas relações encontradas entre os conteúdos estruturantes e a realidade dos estudantes no ambiente escolar e na comunidade em que estão inseridos, promovendo a construção do conhecimento durante o exercício da cidadania.

Os estudantes apresentaram seus partidos e respectivas ideologias na Primeira Sessão da Assembléia Escolar no mês de julho. Conforme sugere a metodologia Cidade Júnior, a identificação dos estudantes a respeito das ideologias devem estar relacionadas com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Na Segunda Sessão, a Mesa Executiva estava composta pelo professor Edson Gomes Ferreira, como Presidente da Mesa; pela professora Jorgina Gomes, como 1ª Secretária; pela professora Vanda de Camargo como 2ª Secretária e a professora Roseli Dobrowolski, como 3ª Secretária; a professora Marcela Cattini na função de Relator, e  a participação do professor Rafael Dias como convidado da Mesa Executiva, pois no momento estava na função de Diretor do colégio.

Os Partidos Políticos do Colégio Estadual Arlindo Carvalho
l PDJÉ – PARTIDO DEMOROU JÁ É! – Tem como foco a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente escolar. Tem coligação com o:

l PQT – PARTIDO DA QUALIDADE PARA TODOS – Tem como foco a educação básica de qualidade para todos.

l PDE – PARTIDO DEMOCRÁTICO DOS ESTUDANTES – Tem como foco a educação básica e de qualidade para todos.

l PFA – PARTIDO FAVORÁVEL AOS ALUNOS – Tem como foco a saúde e ambiente escolar, além do trabalho conjunto para o desenvolvimento.

l PVBM – PARTIDO VIDA BEM MELHOR – Tem como foco o meio ambiente escolar.

l PJC – PARTIDO JOVENS CONSCIENTES – Tem como foco todos trabalhando pelo desenvolvimento. Tem coligação com o:
 
l PDA – PARTIDO DA ALIMENTAÇÃO – Tem como foco a alimentação.

l PSG – PARTIDO DA SAÚDE DAS GESTANTES – Tem como foco a saúde e valorização da mulher – gestantes.

Com base nas ideologias partidárias, os estudantes criaram os projetos de lei através de pesquisas no Regulamento Interno do Colégio e de entrevistas com os estudantes e profissionais do Colégio Arlindo, sobre os respectivos temas.  Após serem apresentados para a professora de História, Marcela Cattini, foram analisados, avaliados e aprovados para apresentação na Assembléia Escolar. Rejane Bressan – Método Cidade Júnior.