No dia 30 de junho, através do Projeto Cidade Júnior, foi realizado o lançamento da Assembléia Escolar no Colégio Estadual Arlindo Carvalho de Amorim. O diretor Sergio Gomes oficializou o funcionamento da Assembléia no ambiente escolar, com o objetivo de oportunizar aos jovens estudantes a possibilidade de conhecer na prática, a estrutura funcional do Poder Legislativo.
Essa ação do Projeto Cidade Júnior, contou com o envolvimento e dedicação da professora de Geografia, Marcela Catini, desde o primeiro bimestre deste ano. Através do desenvolvimento do planejamento dos conteúdos de Geopolítica, iniciando a atividade com os estudantes das turmas 8ª A e 1º C.
Devido à grande motivação desses estudantes, em relação ao desenvolvimento e criação de partidos, bem como a definição de suas ideologias partidárias, no 2º bimestre, foi despertado nos estudantes das turmas 8ª D, E e F, o interesse em participar dessa atividade. Incentivados pelas professoras de Geografia, Marcela Catini e Carmen Loyola organizaram os partidos e contribuíram com o lançamento da Assembléia Escolar.
Para os estudantes desenvolverem essa ação, além do embasamento teórico apreendido nas aulas de Geografia, visitaram uma cessão na Assembléia Legislativa. Essa visita permitiu aos estudantes, desenvolver o devido entendimento da função dos deputados na Assembléia Estadual, bem como a função dos Vereadores na Câmara Municipal.
Tiveram noções de como é organizado o funcionamento das atividades da Assembléia Estadual, e que, antes dos Deputados apresentarem um Projeto de Lei para ser votado, esse Projeto é encaminhado para uma comissão especializada, para realizar a devida análise sobre a coerência, os benefícios ou até mesmo, os danos que poderão ser causados através desse Projeto.
Os estudantes comentam sobre a importância da reivindicação dos direitos do cidadão para que as leis sejam cumpridas, porque a população não tem conhecimento de seus direitos e deveres. Demonstram, ainda, a oportunidade de contribuir com suas famílias, no sentido de levar esse conhecimento até eles.
Rejane Bressan – Projeto Cidade Júnior