Sustentabilidade
As ações desenvolvidas durante o processo de construção do conhecimento dos conteúdos curriculares acontecem através da metodologia do Projeto Cidade Jr que está fundamentada na visão sistêmica apresentada pelo físico Fritjof Capra (1994) e nas Novas Diretrizes Curriculares da Secretaria de Educação do PR. Rejane Bressan – Coordenadora do Projeto Cidade Jr
Motivação
Sempre haverá soluções para os problemas, desde que não se perca a esperança. Estas palavras são destinadas a quem está enfrentando dificuldades ou que não possui tempo hábil para administrar bem suas tarefas diárias, pois diante de qualquer dificuldade da vida a esperança é o combustível que precisamos para irmos adiante em busca da vitória. Bernadete M. Serafini – Português
Ensino Religioso
Além da absorção dos valores, o Ensino Religioso conscientiza os estudantes da cidadania preparando-os para uma integração mais sadia e madura na sociedade. O conceito de direitos e deveres também é trabalhado, para que no dia-a-dia façam sua parte para tornar a vida mais feliz e produtiva junto a seus familiares e amigos. Edson G. Ferreira, Joel L. Soares – Ensino Religioso
Reciclagem
Com o desenvolvimento do Projeto Cidade Jr no Colégio Arlindo, na arte de expressar as idéias, os educadores junto aos estudantes estão reproduzindo objetos com materiais recicláveis criando elementos visuais e táteis em uma disposição ordenada das partes e formas nas aulas de arte. Eliane Santos – Arte
Matemática no Cultivo de Árvores
Com a entrega das mudas na Campanha desenvolvida pelo Projeto Cidade Jr, os conteúdos de matemática terão mais significado através de análise do crescimento e porcentagens de quantas mudas sobreviveram, estimulando a responsabilidade com a preservação do Meio Ambiente pelos estudantes. Sandra Olímpio e Marli Beraldo – Matemática
Diversidade
As aulas de Língua Estrangeira devem ser ministradas com grande diversidade, para melhor compreensão do estudante no que se refere à leitura, discurso, escrita e oportunizar a reflexão para reconhecer a diversidade cultural construída lingüisticamente em diferentes culturas e modo de pensar. Maria Izabel Barbosa – Inglês