O rio Barigui nasce próximo ao limite dos municípios de Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul, percorrendo os municípios Almirante Tamandaré e Curitiba no sentido Norte-Sul. Ali, faz a separação com o município de Araucária. Depois deságua no rio Iguaçu, no bairro da Cachimba, fazendo divisa com o município Fazenda Rio Grande. Percorre da sua nascente até a foz uma extensão de 66 km, depois de passar pelos parques Aníbal Cury, Tanguá, Tingui e Barigui.

Os maiores problemas concentram-se na região central, devido ao elevado nível de urbanização, e dali até sua foz com o rio Iguaçu porque atravessa área industrial. Muitas casas ainda não estão ligadas à rede de esgoto, o que gera muitos problemas, pois o esgoto doméstico, somado ao lixo jogado na bacia, aumenta a ocorrência de inundações, já que o rio fica impedido de escoar livremente. Além disso, a poluição do rio causa mal cheiro, transformando-o em um ambiente desagradável para todos.
A comunidade pode evitar a poluição usando lixeiras para separar os materiais recicláveis, utilizando sacolas de pano, diminuindo o uso de plásticos.  Evitar o desmatamento e a venda de madeira, mantém a mata ciliar ajudando a evitar enchentes. O Rio Barigui tem mais lixo do que as lixeiras, nele encontramos sofá, pneus, resto de camas, espuma, até cachorro morto. Muitas pessoas não percebem o que estão fazendo quando jogam lixo no Rio, ou embaixo da ponte. Causam enchentes e doenças. Nós precisamos ser mais cuidadosos, porque estamos poluindo o mundo.
Como o Rio Barigui é muito sujo, quase toda a comunidade sonha com o rio limpo. Um rio mais limpo traz um ambiente mais agradável para as comunidades. A natureza preservada valoriza a região e aumenta também, a qualidade de vida de todos os cidadãos que ganham belos parques para lazer e recreação.

Segundo a Sanepar, podemos melhorar as condições dos Rios poluídos, mas é importante ressaltar que a população deve certificar-se que sua casa está ligada corretamente à rede de esgoto e aconselhar seu vizinho a fazer o mesmo. Colaborar na preservação da mata ciliar. Participar de ações populares para a preservação do rio. Economizar água. Ter consciência de que poluição não é bom para ninguém porque todos nós fazemos parte do meio ambiente.