Ações de sustentabilidade são desenvolvidas durante o aprendizado dos estudantes do Colégio Estadual Arlindo Carvalho de Amorim. Através do Projeto Cidade Júnior, os educadores de Arte, Matemática, Geografia e Ciências ensinam os conteúdos de algumas séries através de ações práticas que proporcionam condições aos estudantes de perceberem que podem contribuir significativamente com o meio em que vivem, com atitudes simples e responsáveis.

No dia 27 de Março deste ano, foi lançado no Colégio Arlindo, a Campanha da Reciclagem, onde educadores e estudantes desenvolvem o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, contribuindo com a preservação da natureza.

Os educadores Bruno Soares, Valdenice A. Pereira e Eliane Santos ensinam alguns conteúdos de Arte durante a decoração de caixas que serão utilizadas para a separação do lixo orgânico de materiais recicláveis. Esses materiais recicláveis serão doados durante todo ano para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Novo Amanhecer, localizada na comunidade em que o Colégio está inserido. Segundo o Diretor Sergio Gomes, além desse aprendizado contribuir com a preservação da natureza, está contribuindo também, com o desenvolvimento da comunidade.

Nas aulas de Matemática, os educadores Sandra Isabel Olímpio, Dario Dóris, Cornélia G. da Costa, Marli Beraldo, Edilamar Fraga e Miyoko S. Yamada  desenvolvem o acompanhamento do volume do material reciclável separado pelos estudantes para utilizarem esses dados durante o ensino dos conteúdos no ano letivo.
Em Geografia, os educadores Carmen Loyola, Marcela Catini, Edson Gomes Ferreira e Augusto Zluski, aprofundam o conhecimento em economia sustentável, através do acompanhamento e análise das ações desenvolvidas no colégio.

Nas aulas de Ciência, a Campanha da Reciclagem é realizada através do incentivo aos estudantes para utilizarem materiais recicláveis ao produzirem as maquetes durante a prática do conhecimento dos conteúdos ensinados no primeiro bimestre.
 Leila C. Ribeiro e Vanda de Camargo – Ciências.