O brasileiro Lamartine foi protagonista em sua carreira de estreia nos Estados Unidos. O filho de Shangai Bobby e Dica (Ghadeer) correu pela primeira vez desde a vitória no GP Linneu de Paula Machado (G1). 

A corrida aconteceu em Keeneland e o páreo era um allowance, com dotação de U$ 85 mil em 1.800 reais na pista de grama, para produtos de 4 e mais anos. Cinco dos seis animais relacionados participaram da prova. 

Lamartine assumiu a ponta logo após a largada e, pilotado por Florent Geroux, buscou logo a primeira colocação. A vencedora da carreira, Nessy (Flower Alley) corria na última colocação algo distante do pelotão. 

E assim o brasilero comandou a prova até a altura dos 400 metros finais, quando o pelotão conseguiu ultrapassá-lo. Talvez sentindo a inatividade, o crioulo do Stud Eternamente Rio finalizou na quinta – ultima – colocação. 

Lamartine foi líder da geração 2015 no Hipódromo da Gávea, onde venceu duas provas de Grupo 1 em cinco atuações (GP Linneu de Paula Machado e GP João Adhemar de Almeida Prado, Taça de Prata). 

Assim como seu irmão Jadir, foi vendido para cumprir carreira no exterior. Lamartine defende as cores do Phoenix Thoroughbred III e recebe o treinamento de Steven M. Asmussen.