Conheça os inscritos no Leilão de Potros Paranaenses (parte 3)

Leopoldo Scremin

Divulgação/Maroñas - Fitzgerald

Chegamos à última parte da apresentação do Leilão de Potros Paranaenses, iniciativa da Pro Turfe com apoio do Jockey Club do Paraná e Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná.

Esta inciativa vem para valorizar a criação paranaense, que alcança há tempos resultados espetaculares no Brasil e no exterior.  Ele acontecerá no dia 11 de abril, a partir das 12h30, no Hipódromo do Tarumã, com transmissão online para todo o Brasil. Seus pré-lances já estão abertos através do site www.horsesales.com.br.  

Já falamos dos lotes 01 a 08 aqui (clique e leia) e dos lotes 09 a 16 aqui (clique e leia). Agora chegou a vez de apresentarmos os lotes restantes de potros. Lembrando que este Leilão terá mais três etapas no dia 11, que contarão com reprodutoras muito boas cheias de reprodutores de expressão, além de animais em treinamento e o Leilão de Coberturas do JCPR, que angaria fundos para a pista de grama do Tarumã. 

Lote 17 – Hijo do Bem – Bonifacio Joao Grochoska:

O primeiro lote analisado de hoje está sendo um sucesso no grupo de lances do WhatsApp, uma vez que está alojado na Fazenda Rio Grande aos cuidados de João Coragem. Pela raça dará um animal muito veloz, uma vez que apresenta o espatcular Tiger Heart como pai. 

Sua mãe trás uma linha clássica do Haras Interlagos, que conta com o sangue do irlandês Eastern Music e de Yagli, que deu filhos dos 1.200 metros aos 2.400 metros. Linha baixa de precocidade e garantia de bons frutos. 

Lote 18 – Tixanir – Roberto Belina: 

Roberto Belina cria com muita qualidade, não apresentando muito volume e sim categoria. São de sua cração as clássicas Pateo do Batel e Pixilim, ambas exportadas para Austrália e Japão após vencerem provas de grupo. Na última geração venceu o Clássico Criadores (Listed) com Rio Amazonas. Enfim, um grande criador. 

E esta potranca é uma filha do grande Molengão em Chérie Carina, uma linha totalmente voltada para a criação do Stud TNT. Neto de Vettori, Tixanir tem uma linha baixa espetacular, que conta com a avó materna mãe de diversos clássicos, como Joe Bravo (vencedor de G1), My Fair Lady (2° em G1 na Argentina) e Outplay (também vencedor de G1). 

Mas o que chama a atenção no pedigree desta potranca é sua terceira mãe, Political Intrigue, que pariu ninguém menos que o craque Redattore, vencedor de Grupo 1 no Brasil e nos Estados Unidos. Hoje Redattore é o grande herdeiro de Roi Normand na reprodução. 

Lote 19 – Kita Charge – Haras Cima:

Esta potranca do Haras Cima chama muito a atenção pela linha materna. É claro que o pai também está se saindo muito bem, Salto, irlandês que vem apresentando bons produtos. 

E o cruzamento é inteiro com sangue do Reino Unido, uma vez que Compridona, mãe de Kita Charge é britânica, importada pelo Stud São Francisco da Serra. Uma linha que mistura Dannehill e Pivotal por parte de pai, com uma linha materna que descende de Nijinski (Lomitas). Extremamente interessante.

Lote 20 – Courtier Zone – Stud Don Juan:

Mais um potro apresentado com a excelência do Stud Don Juan, que recriou o craque Fitzgerald. Novamente um filho de Courtier, que deve dar muitas alegrias a seus condôminos, uma vez que carrega o sangue de Pioneerof The Nilo, um dos grandes reprodutores dos Estados Unidos, que infelizmnete faleceu no mês passado. 

Sua mãe, Drop Zone não correu, no entanto, apresenta linha espetacular. É uma filha de Wild Event – um dos melhores avôs maternos da atualidade – na clássica Top Blade, que por sua vez também tem uma filiação de deixar saudades.

Seu pai – terceira linha de Courtier Zone – é Signal Tap e a mãe é a craque Eternitá, que foi espetacular quando defendia a farda do Araras. Enfim, um potro de raça espetacular e que deve ser uma das sensações do leilão. 

Lote 21 – Chicks Court – Haras Cima:

Mais um potro filho de Courtier, irmão paterno do Tríplice Coroado americano American Pharoah. Novamente em uma linha consagrada do Haras Santa Maria de Araras, desta vez da sucursal argentina. 

Sua mãe, Image Sarge (Salute the Sarge) venceu cinco em seis atuações, com destaque para a Prova Especial Família Marchiori. Sua única derrota foi no GP Antonio Grisi Filho (G2), quando chegou em quinto. 

Sua linha materna trás na terceira mãe Galanta, que produziu no Haras Xará a craque Moon Berry, vencedora do Derby Paranaense (G2), 2° no GP Osaf (G1) e que depois de exportada conquistou colocações em Grupo 3 nos Estados Unidos. 

Lote 22 – Lucciola – Haras Springfield:

Um dos melhores criadores do Paraná, o Haras Springfield apresenta sempre animais da mais alta qualidade. Sua geração 2016 já está sendo um sucesso nas pistas.

Para se ter uma ideia da diversidade dos produtos, Hard Trick, que venceu o GP Presidente da República (G2) de 2017, na última segunda-feira emplacou mais uma vitória na Gávea, desta vez no Clássico Old Master, em 1.900 na areia.

E a potranca Lucciola é uma filha de Amigoni, que já deu diversos filhos craques, como a vencedora do GP Paraná, Grand Amiga, em Gota D’Água (Fahim). Sua mãe venceu cinco carreiras, além de trazer no sangue a linha baixa da clássica Guiga e de Chilavert. 

Lote Extra 22 “A” – Kowboy Fritz – Airton Solla Diniz:

O primeiro lote extra dos potros apresenta um filho do ótimo Kodyak Kowboy, que vem chamando a atenção de todos. Sua linha materna descende do americano Fritz, neto de Mr.Prospector. 

Lote Extra 22 “B” – Pandora do Sarandy – Airton Solla Diniz:

Mais um produto de criação de Airton Solla Diniz, desta vez uma potranca filha de Union Avenue e Crystal Love (Ghadeer). Uma linha materna toda do Haras Santa Ana do Rio Grande, que conta com a clássica Nice Peggy como avó materna e Emanuelle Wind como terceira mãe.