
A criação brasileira brilhou neste domingo (06) no Hipódromo de Maroñas, no Uruguai. Depois de Holy Legal e Fitzgerald vencerem as principais provas corridas até o momento, coube a mais um animal criado no Brasil vencer a principal prova da programação, o Gran Premio Jose Pedro Ramirez (G1).
First Thing, um macho alazão criado em Bagé pelo Stud TNT venceu em atropelada sensacional. E ele não foi o único brasileiro que brilhou, pois Olympic Harvard chegou em terceiro muito próximo, assim como Great Spirit e Ilustre Senador, quinto e sexto respectivamente.
Nem precisamos citar a importância destes êxitos para criação nacional, que deve sentir cada vez mais o “efeito Maroñas” nos leilões de potros deste ano. O que é de extrema importância para que os criadores brasileiros continuem investindo.
A prova saiu com Pretor do Sul, pilotado por Vagner Leal assumindo a primeira colocação. Puxando o trem da carreira para seu “faixa”, o animal do Haras Bagé do Sul ponteou a prova até o fim da reta oposta.
Ilustre Senador e Lo Felipe corriam perto do ponteiro, com Valmir Rocha dando intenção na entrada da curva. O animal Don Carrasco também melhorava em busca das primeiras colocações.
O vencedor do GP Bento Gonçalves foi para cima do ponteiro na entrada da reta dominando a prova. Mas quem melhorava muito era Olympic Harvard, que desta vez correu um pouco mais perto. Com o cavalo do Haras Regina vinha El Abanderado atropelando forte pelo externo.
Em uma disputa emocionante, alinharam na seta dos 200 metros finais Ilustre Senador, Don Carrasco, Olympic Harvard e El Abanderado brigavam, quando surgiu por fora First Thing.
Com muita ação o brasileiro dominou os demais adversários, coroando a criação nacional nesta magnífica festa do turfe Uruguaio. Em segundo chegou El Abanderado, com Olympic Harvard, Don Carrasco, Great Spirit e Ilustre Senador a seguir.
Festa para o jóquei Pablo Rodriguez, que não conseguia conter a emoção da importante vitória. O filho de First American e Sweetest Thing (Candy), como dito acima criado pelo Stud TNT defendeu as cores “verde e amarelas” do Stud La Orden. Foi apresentado por Pablo González e marcou o tempo de 2’29″7.
Os outros brasileiros chegaram nas seguintes colocações: Cerro Largo (7°), Oggigiorno (13°) e Lo Felipe (16°).