Em uma grande direção de Claudinei Farias, Divertida Halo foi a melhor no Clássico Joaquim Francisco de Assis Brasil, que foi disputado nesta tarde no Hipódromo do Cristal. A prova foi a mais importante da reunião, que contou com sete páreos. 

Após sofrer desgaste na partida, a ligeira Enigma Fatal pulou na dianteira. Sophia Tiger corria em segundo, com a favorita Divertida Halo só espiando as ponteiras. Na curva Sophia Tiger emparelhou com Enigma Fatal, assumindo a ponta na entrada da reta. 

Mas nem deu tempo de Sophia Tiger se firmar na primeira colocação. Logo na seta dos 400 metros finais a crioula do Haras Campestre assumiu a ponta, tirando cada vez mais vantagem para as adversárias.

Ficha Certa atropelou e ficou em segundo, com Sophia Tiger, Paris Plit e Amor de Mãe chegando a seguir. Apresentada por Manoel Duarte, a filha de Minion e Lady Vivai (Spring Halo) recebeu a direção de Claudinei Faria. A defensora das cores de Rômulo Bruscato marcou 1’17″20 para os 1.200 metros. 

Uma carreira antes, bons velocistas adentraram a pista para uma prova de enturmação em 1.200 metros. El Toro Benny, Exponential, Don Rucca, Wozzeck e Rafiq, que sempre correm em provas graduadas fizeram um ótimo embate com uma boa surpresa no final. 

O primeiro a liderar a prova foi Exponential, que com muita velocidade assumiu a primeira colocação. A seguir vinha Royal Class, com Wozzeck na terceira colocação. Na curva os “de trás” se aproximaram, com um contorno de curva muito interessante. 

Na reta final Exponential buscou a parte interna da pista com Wozzeck ao seu lado. Mas quem surgiu forte pelo lado de fora foi Don Rucca, que a seu lado trouxe Royal Class. Assim, nos 200 metros finais quatro animais emparelhados buscavam a primeira colocação, com vantagem para Don Rucca. 

Por fora com grande ação quem apareceu nos metros finais foi El Toro Benny, transformando a prova na melhor carreira do dia. Don Rucca conseguiu manter o primeiro lugar, com Royal Class em bom reaparecimento na segunda colocação. A seguir chegaram El Toro Benny, Wozzeck e Exponential. 

Filho de Tiger Heart e La Itabanera (Dubai Dust), Don Rucca foi pilotado por Claudinei Faria e apresentado por L.E.Ferraz. Foi criado pelo Haras Santa Rita da Serra e é de propriedade do Stud Borba Martins.