
Há muito tempo as corridas de cavalo eram extremamente concorridas e enchiam os hipódromos. O público ia única e exclusivamente para apostar nos cavalos e o "esporte dos reis" era considerado elitista.
Da década de 60 para cá muita coisa mudou. Os eventos esportivos cresceram e se tornaram concorrentes do turfe. Além disso, diversos outros parques e atrações foram criadas, levando grande parte do público para outros afazeres. Os hipódromos começaram a esvaziar e passar dificuldades.
E parece que a nova gestão – 2016 até hoje – do Jockey Club do Paraná entendeu o que o público queria, promovendo diversão para as famílias e as reaproximando do mundo das corridas de cavalo. Deu certo e as reuniões que aconteceram nos domingos deste ano comprovaram que o público quer entretenimento, claro, com a emoção das corridas de cavalo como pano de fundo.
Ontem a festa de aniversário do Jockey Club do Paraná foi exatamente assim. Diversas atrações para o público fizeram com que o Hipódromo do Tarumã recebece um número grande de espectadores, mesmo concorrendo com um fim de semana de sol onde os curitibanos começam a ir em massa para o litoral paranaense.
O clube recebia bom público quando as chuvas chegaram, fazendo com que uma parte fosse embora (afinal, as atrações eram ao ar livre). Mas mostrando a força do evento e o trabalho da direção de marketing do clube, as arquibancadas voltaram a encher durante a tarde. E o que se viu foi muita emoção, acompanhados daquele "frisson" que só as corridas de cavalo proporcionam a cada reta de chegada. O movimento de apostas foi bom, alcançando os R$ 280.000,00.
CARREIRAS:
Dentro da pista o destaque foi todo da Pegasus Brasil, que com os forfaits de Jukes e Rio Amazonas contou com nove animais em busca dos R$ 40.000,00 da primeira colocação. Com potros e potrancas de altíssimo garbo, coube a Just Speaker, cavalo de excepcional campanha vencer com autotidade os ótimos Jaffar, Slam of Cat e Guri Carioca, que veio do Rio de Janeiro representar a farda do Stud Quintella.
O preparo da equipe de Marcos Decki, que conta com Juliana Bortolato, Omar Najar e tantos outros foi refletido na pista. Vicente Paiva, líder das estatísticas também brilhou em seu dorso em uma condução enérgica e de extrema qualidade. A primeira Pegasus Brasil foi um sucesso.
Na Prova Especial Luiz Jácome de Abreu e Souza uma vitória acachapante de Cara Salto. "Tomando conta dos papéis" desde a partida, como diz o locutor Gerson Borges de Macedo, a potranca do Haras Cima não foi incomodada em momento algum.
Preparada por Olívio Zantedeschi e pilotada por Antônio Mesquita, a filha do irlandês Salto novamente venceu bem, mostrando grande qualidade na pista de areia. Rio Camaquã, muito bem preparado ficou com a segunda colocação, com Charivari, I Persevered e Flyer Black completando o placar.
DESTAQUES:
Valmir Rocha voltava de suspensão e deixou sua marca, acirrando a disputa pelas estatísticas. Ele venceu nada menos que quatro provas na tarde de ontem, mostrando que é com certeza um dos melhores jóqueis do Brasil. Vicente Souza Paiva venceu duas e continua líder das estatísticas, destaque para sua vitória na Pegasus Brasil, principal prova da tarde. Orlei Ribeiro também se destacou, vencendo com Tchê Barbaridade e Heart Crafty.
Entre os treinadores dois se destacaram com duas vitórias: Marcio Ferreira Gusso e Ademar de Barros Pereira. No mais, as sete provas restantes foram vencidas por profissionais diferentes, mostrando que o grupo de treinadores que hoje trabalha no Hipódromo do Tarumã é de altíssima qualidade. Luiz Roberto Feltran, Décio Zantedeschi, Olívio Zantedeschi, Everton Vieira, Luiz Veríssimo, Edgar Araujo e Marcos Decki (Pegasus Brasil) venceram uma prova cada.
HOMENAGENS:
Um momento de grande emoção foi quando Paulo Irineu Pelanda, Nestor Baptista e Abelardo Lupion foram homenageados pela diretoria do Jockey Club do Paraná. Coube ao presidente Roberto Belina conduzir de forma esplêndida a cerimônia, que terminou com a Dra. Sônia Birskis cortando o bolo de aniversário do clube.
Diversas autoridades e turfistas ilustres compareceram ao Tarumã, com destaque para Newton Slaviero, Salomão Soifer, Artagão de Mattos Leão, a família Castellano e o presidente da ABCPCC, Antônio Quintella.
Uma tarde memorável e que fez jus ao aniversário de 145 anos de uma das entidades de maior importância para comunidade paranaense.
*Fotos: Leopoldo Scremin para o Bem Paraná.