
Um dos melhores velocistas brasileiros a atuar no exterior será homenageado hoje no Hipódromo da Gávea. De quebra, a Prova Especial Pico Central ainda reúne os melhores animais do Rio de Janeiro no quilômetro gramado.
Lembrar de Pico Central não é difícil. Animal de poucas atuações no Brasil, venceu quando potro o GP Major Sukow (G1) "aos esbarros". Depois de alguns meses voltaria a vencer em Grupo 1, desta vez no GP Estado do Rio de Janeiro, primeira prova da Tríplice Coroa Carioca.
Exportado, venceu mais algumas nos Estados Unidos, sendo três provas de Grupo 1 e uma de Grupo 2 (San Carlos Handicap – G2, Carter Handicap – G1, Metropolitan Mille Handicap – G1 e Vosburgh Stakes – G1). Enfim, um craque que merece todas as homenagens.
E no campo da prova encontram-se animais do mais alto garbo. Ghoul corre novamente com vantagem de peso, no entanto não é o único, uma vez que London Town, que mostrou muita velocidade no Clássico Ernani de Freitas (Listed) baixou de distância.
Muito se comentou sobre o peso do crioulo do Haras Figueira do Lago (415 quilos), que não seria o idela para correr o quilômetro. No entanto, segue o exemplo do próprio Pico Central que um animal "pequeno" pode ser um excelente velocista.
Mas o campo não se resume aos dois, muito pelo contrário. Essential Lord e Voando Sorrindo, os melhores velocistas da Gávea ao lado de Ghoul também estão inscritos. O primeiro venceu o GP ABCPCC Velocidade (Grupo 3) e o segundo é o atual ganhador do GP Major Sukow (G1).
Na última, Essential Lord sofreu com secreção mucosa grau II e hemorragia pulmonar grau III. Depois de dois meses de descanso deve voltar em grande forma. Isola di Fiori fez grande carreira no GP Costa Ferraz (G3), mesmo correndo sem Lasix. Agora, podendo usar a Furosemida o rendimento dela e de Essential Lord deve ser bem diferente.
Completam este belo campo Maestro da Serra, Helianto e Eccedente. A prova será corrida às 17h30 e você pode acompanhar pela TV Turfe. Serão dez páreos com início às 14h45.