
Em uma tarde chuvosa na capital paulista, o Hipódromo de Cidade Jardim realizou homenagem a um dos ótimos animais de outrora. Estamos falando de Duplex, crioulo de Roberto Grimaldi Seabra que venceu o GP Latinoamericano de 1982.
E em sua homenagem uma prova especial na distância de 1.600 metros na pista de areia contando com cinco competidores. Deles, dois se destacavam: Grand Cru e Symbolus.
O primeiro já contava com vitórias clássicas quando ainda defendia a farda do Black Opal Stud. Em sua última corrida, duas semanas atrás, havia feito quinto a 4 1/2 corpos de Kris Five no GP Presidente da República.
Já Symbolus, de João Boyadjian, estava invicto. Duas vitórias em duas apresentações em provas especiais. O grande problema estava em sua inatividade, uma vez que ele não corria desde outubro do ano passado.
Na largada dois fatos interessantes. Pioppo largou muito atrasado, ficando praticamente fora da carreira. Grand Cru, que largara pela baliza 1 foi conduzido por Nelson Alexandre Santos para o externo da pista, que apresentava melhores condições.
Mesmo fugindo de suas características, Grand Cru era o ponteiro pelo lado de fora, seguido de Famous Italian e Symbolus. Regal Hypnus era o quarto e Pioppo corria na última colocação.
Na grande curva Grand Cru mantinha a ponta com certa comodidade. Symbolus passou para segundo e Regal Hypnus passou para terceiro. E assim eles se mantiveram na reta final.
O defensor do Haras Valentin mantinha a ponta, com Symbolus tentando de todas as formas descontar a diferença. Pioppo, que não havia largado começava a atropelar pelo nterno da raia, alcançando Regal Hypnus e Famous Italian.
Nos últimos metros o ponteiro só administrava a vantagem, que chegou aos 4 1/2 corpos no disco final. Symbolus manteve a dupla, em bom reaparecimento. Na terceira colocação terminou Pioppo, com Famous Italian e Regal Hypnus completando o placar.
Filho de First American e Just Lucky (Spend A Buck), Grand Cru é de criação do Haras Santa Rita da Serra. Foi apresentado por Wanildo Garcia Tosta e assinalou 1’33″336 para os 1.600 metros na pista de areia encharcada. Foi sua sétima vitória em 16 apresentações.