Em uma atropelada espetacular a égua brasileira Holy Legal venceu o Gran Premio Maroñas (G2), prova de velocidade do Festival Jose Pedro Ramirez, que acontece nesta tarde (06) no Uruguai. E não foi “apenas uma vitória”, a égua paranaense venceu em tempo recorde. 

Com 10 animais alinhados, quem se destacava era a parelha n° 1, composta por Fast Night e Sub Princess. O brasileiro Habile Bobby, treinado no Hipódromo do Tarumã por Marcos Decki também correu a prova. 

Na largada, diferente das últimas atuações, a égua de criação e propriedade do Haras Belmont corria no aguardo, assistindo a briga entre os ponteiros. Habile Bobby também tentava melhorar bem colado a cerca externa. 

Na reta final, os favoritos da parelha 1 vieram brigar pela primeira colocação, mas junto com eles, mesmo com percurso todo pelo externo da pista, Holy Legal se apresentava para a luta. E com uma direção inspirada de Héctor Lazo, a égua treinada por Denis Hermogéneo atropelou forte para livrar meio pescoço de vantagem para Fast Night. 

Completaram o placar Sub Princess, Dog Valiente e Enjoy. O brasileiro Habile Bobby chegou na última colocação. 

Criada e de propriedade do Haras Belmont, Holy Legal é uma filha de Holy Roman Emperor e Hora Legal (Minstrel Glory). Esta foi a oitava vitória clássica em Maroñas da paranaense, que foi recebida em grande festa por seu proprietário Dante Franceschi. O tempo da prova foi de 55″88 para os 1.000 metros na pista de areia, quebrando a antiga marca de 56″44 de Eliot Ness.