Divulgação Site Jockey Club do Paraná por Porfirio Menezes.

O Presidente do Jockey Club do Paraná, Roberto Belina anunciou diversas novidades para 2019. É sabido que o Hipódromo do Tarumã, que chegou a ficar sem atividades em 2014 e 2015 está voltando a seus melhores tempos e, as declarações do presidente animam ainda mais os curitibanos que utilizam o espaço para sua diversão.

A primeira delas diz respeito ao Jockey Plaza Shopping, que será inaugurado em abril. Como sócio no empreendimento, o Clube começará a receber uma verba mensal considerável. E a primeira carga de investimentos será na pista, que hoje conta com cerca de madeira, oferecendo risco aos cavalos e principalmente aos jóqueis em caso de colisão.

“O principal projeto deste ano é a substituição da cerca, que particularmente é algo muito importante devido aos riscos que a atual de madeira oferece”, contou o Presidente do Jockey, Roberto Belina. “Pretendemos colocar uma que é utilizada nos principais hipódromos do mundo, com um material que absorve o impacto e desmonta quando acontece a colisão. Esta é nossa prioridade no momento.”

Mas esta não é a única novidade que o Jockey trará em 2019. A próxima deve influenciar diretamente o público curitibano, que vem se acostumando em frequentar o Jockey quando as corridas acontecem no domingo.

Será criado o “Meeting de Inverno”, no qual todas as corridas de junho, julho e agosto serão realizadas aos domingos, ao invés de intercalarem com as quintas-feiras. A medida é devido ao frio curitibano, que oferta temperaturas baixíssimas, extremamente prejudiciais aos cavalos e jóqueis, que sofrem com problemas musculares e respiratórios.

“Propusemos ao Jockey Club Brasileiro, grande parceiro do turfe paranaense que as corridas nestes meses aconteçam aos domingos”, explica Belina. “Nossa proposta foi muito bem recebida pelo Presidente Taunay e temos grandes expectativas para que este Meeting de Inverno aconteça.”

A parceria com o Jockey Club Brasileiro, que fica no Rio de Janeiro é importante para esta medida devido ao simulcasting de apostas. Neste sistema, que normalmente acontece nas reuniões de quinta-feira, os turfistas de todo o Brasil podem acompanhar as corridas do Jockey Club do Paraná ao vivo e ainda podem apostar nas mesmas.

As últimas novidades para 2019 são o aumento de prêmios e a possibilidade de uma terceira reunião mensal. Segundo o presidente Belina, o Jockey está aumentando a dotação para potros de 2 anos, buscando manter os animais no Hipódromo do Tarumã e ainda prospectar animais de fora. Com um número elevado de animais dentro da Vila Hípica do Jockey, será possível organizar a terceira reunião mensal, diferente do que acontece atualmente (reuniões quinzenais).

Também foi divulgado o calendário clássico de 2019. O Derby Paranaense (Listed) acontecerá no dia 23 de junho, o Festival do GP Paraná no dia 22 de setembro e a Pegasus Brasil, prova com dotação de R$ 200.000,00 (maior prêmio em pista de areia do país) acontecerá no dia 08 de dezembro.

*Foto: Divulgação Site Jockey Club do Paraná por Porfirio Menezes.