
O turfe brasileiro brilhou no Uruguai neste fim de semana. No total, somando Maroñas e Las Piedras foram nove vitórias (cinco em Maroñas e quatro em Las Piedras).
Destaque todo para a reunião de sábado no Hipódromo de Las Piedras, onde dois animais brasileiros venceram clássicos. A égua Fustic e Bobby Q levaram o Clasico Osaf e o Gran Premio Batalla de Las Piedras (G3).
E não foi só isso. O alazão Laurent estreou fazendo segundo no Gran Premio Ubaldo Seré, em 1.500 metros e Jaffar chegou em terceiro na prova vencida por Bobby Q, em 2.000 metros.
Fustic e um show de Vagner Leal:
A égua Fustic realmente é muito boa. No sábado ela chegou a sua oitava vitória no Uruguai, sétima clássica. Venceu cinco competidoras em uma reta de chegada sensacional, em que Vagner Leal fez de tudo para livrar diferença mínima no disco.
Mostrou muita valentia, uma vez que ponteou a prova inteira e ainda perdeu a baliza 1 na reta de chegada. Preparo de Antonio Luis Cintra e propriedade do Stud Crespi. Trata-se de uma filha de Quick Road e Fui (Royal Academy) criada pelo Haras Old Friends.
Bobby Q vence e mais dois brasileiros se colocam:
No Gran Premio Batalla de Las Piedras (G3) os brasileiros foram protagonistas. Alinharam quatro animais criados no Brasil: Bobby Q, Jaffar, Leão de Prata e Maquiavelli. E o primeiro saiu vencedor, após pontear a prova inteira em um ritmo alucinate.
Jaffar, que corre defendendo os interesses do Stud Beleza, abordou pela primeira vez a distância e se saiu bem, chegando em terceiro a 3 corpos. Leão de Prata fez quinto e Machiavelli chegou em último.
Criado pelo Stud Eternamente Rio, Bobby Q é um filho de Shanghai Bobby e Qualify (Sulamani). Defende os interesses do Stud Mustafa, foi treinado por Hugo Navatta e pilotado por Luís Cáceres.
Laurent estreia em bom segundo:
Depois de impressionar a todos no Hipódromo da Gávea, o animal Laurent fez sua estreia no Uruguai. E foi uma ótima estreia, perdendo por diferença de cabeça o Gran Premio Ubaldo Seré.
Correndo acomodado nos primeiros 400 metros, deu uma partida e de golpe assumiu a segunda colocação na curva. Partiu para cima de Dos Amores veio a reta toda dando carga no ponteiiro. No entanto, não conseguiu passar. Na mesma prova a égua brasileira Wild Vip fez terceiro a dois corpos.
Mais vitórias brasileiras:
Ainda em Las Piedras no sábado, mais dois brasileiros venceram. Calígrafo, de criação do Haras Santa Maria de Araras venceu um páreo em 1.200 metros. Juizmoro, de criação e propriedade do Stud H & R venceu oum páreo de aniamis de três anos sem vitória também em 1.200 metros.
Em Maroñas as vitórias brasileiras começaram na sexta-feira. Niko Prince, de criação do Stud São Francisco da Serra levou uma prova de enturmação em 1.500 metros. Jimmy Fallow, de criação e propriedade do Stud H & R também venceu páreo de unturmação, em 1.300 metros.
Ainda na sexta Cinnabarite, de criação do Haras Las Madres venceu a última prova do programa, em 1.200 metros. No domingo Tu Es Demas (criação do Haras Cordilheira do Sul) e Kataldi (criado pelo Stud Capitão) fecharam a participação brasielira esta semana no país vizinho.