
Quem foi ao Jockey Club do Paraná ou acompanhou as corridas pela televisão/internet reparou em algo muito interessante. Dois animais com histórias diferentes venceram as principais provas e se tornaram líderes da geração 2016 no Hipódromo do Tarumã.
O que diferencia a potranca Art Dollar do potro Xonado é o número de corridas. A potranca do Stud Ajato fazia sua estreia e, até por isso, teve um rateio alto e surpreendeu muitos turfistas.
Já o potro do Haras Freeway estreou aqui fazendo placê, venceu na segunda carreira e depois foi ao Rio de Janeiro, onde fez segundo. Voltou e – talvez se preparando para esta prova – chegou na quarta colocação no Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (Listed).
Mas também existem semelhanças entre os dois. Uma delas – e talvez a mais importante – é que ambos são filhos de reprodutores nacionais. Art Dollar é filha de Billion Dollar, já Xonado é “herdeiro” de Skypilot.
Quer mais “coincidências” entre os novos líderes da geração 2016 no Tarumã? Então vai lá, tanto o pai de Art Dollar quanto o de Xonado são de criação do Haras Santa Maria de Araras e filhos de Put it Back.
Marcos Decki é responsável pelo treinamento de Xonado, qe recebeu direção principesca de Vicente Souza Paiva. O Clássico ABCPCC (Listed) contou com a presença ilustre do presidente Antonio Quintella, que vem prestigiando os mais diferentes hipódromos do Brasil.
Dilson Antunes, representado por seu segundo-gerente (está suspenso até a próxima segunda-feira) é o treinador de Art Dollar, que contou com a ótima pilotagem de Marcos Ribeiro. O Clássico Alô Ticoulat Guimarães – Criterium de Potrancas (Listed) contou com a presença dos descendentes do saudoso médico, jornalista e político.
Louros para os novos líderes e grande expectativa para o início de junho, quando será corrido o Clássico Criadores – Criterium Paranaense (Listed), que deve apresentar o embate destes dois animais muito bons.