
Entra ano, sai ano e uma coisa não muda: Consul American continua correndo e vencendo. Aos sete anos, o alazão de criação do Stud Pousada Alegre correu como um "potrinho" e "aos esbarros" venceu a 18° prova da campanha.
O GP Proclamação da República (G2), outrora uma das provas mais concorridas de velocidade do Brasil (inclusive era de Grupo 1), na tarde de hoje contava com apenas cinco animais, uma vez que Ficante fez forfait.
Talvez pela inadimplência absurda que assola o Jockey Club de São Paulo há anos, onde os proprietários não recebem seus merecidos prêmios (nem quando as provas são patrocinadas), façam com que os proprietários se afastem cada vez mais do hipódromo paulistano.
Mas Consul American, um craque, não liga para isso. E como fez por tantas vezes na campanha venceu novamente. Desta vez o pupilo de C.Soledade não deu sustos, dominando a prova na seta dos 300 metros finais e livrando pouco mais de 4 corpos de vantagem.
Na segunda colocação chegou Fred Varanda, com Up Money, Lo Benjo e Rainha Barbara completando o placar. Filho de First American e Inselberg (Yagli), Consul American foi pilotado por F.Larroque e assinalou 53"822 para o quilômetro gramado, arranhando o recorde de Wenzel Blade e Sai de Baixo.