
Na última segunda-feira (18), veio a óbito um ótimo reprodutor americano, Pioneerof The Nile. Com 13 anos, ele ganhou extrema notoriedade na reprodução após seu filho mais famoso, American Pharoah vencer a tríplice coroa americana.
Vencedor de duas carreiras de Grupo 1 e duas de Grupo 2 (CashCall Futurity, Robert B. Lewis, San Felipe Stakes e o Santa Anita Derby), o filho de Empire Maker ainda virou filme ao fazer segundo para Mine That Bird no Kentucky Derby de 2009 (o filme em questão é “50 to 1” – 2014, no Brasil “50 para 1” – assista o trailer abaixo).
Porém, uma lesão na perna esquerda no Preakness Stakes o fez encerrar a campanha. Ele começou a demonstrar muito talento na reprodução, no entanto, realmente se valorizou – sua cobertura custava cerca de U$ 110 mil – quando American Pharoah foi tríplice Coroado.
Seu falecimento veio após cobrir uma égua. Ele começou a passar mal e em seguida veio a óbito. Segundo o gerente da Zayat Stables, o falecimento do reprodutor pode estar ligado ao rompimento de uma artéria.
No Brasil seu sangue pode ser encontrado através de um filho clássico, Courtier, que venceu o Centaur Stakes. Inclusive, no próximo dia 11 de abril as coberturas dele estarão a venda no Leilão de Potros Paranaenses, onde até potros netos de Pioneerof The Nile – filhos de Courtier – serão vendidos.
Vale lembrar que a cobertura destes reprodutores que estão no leilão servem para angariar fundos para a construção da pista de grama do Hipódromo do Tarumã.
Além do craque tríplice coroado American Pharoah e de Courtier, Pioneerof The Nile produziu Classic Empire, ganhador da Breeders Cup Classic e Juvenile, hoje reprodutor da Coolmore.