Divulgação Hong Kong Race Curse

Depois de vencer o Grande Prêmio Derby Paulista de 2018, o cavalo paranaense Halston foi exportado para Hong Kong. Fez sua aclimatação nos Estados Unidos e, por lá, o lobby foi grande para que ficasse em terras norte-americanas. 

Seu novo proprietário, que comprou-o do Haras Cifra, Yue Yun Hing, decidiu por levar para sua terra natal. Afinal, sabia das qualidades de Halston e queria vencer por lá. Como em Hong Kong é tradição, o nome do paranaense foi alterado para “Butterfield” e, depois de algumas corridas, nesta madrugada veio sua pimeira vitória. 

A prova em questão foi o Azalea Handicap, em 1.800 metros. A força do páreo era Super Oasis, que recebeu a direção do ídolo brasileiro João Moreira. Outros dois animais muito cotados eram Enjoying e Columbus County. Halston, ou melhor, Butterfield não estava entre os mais cotados. 

Inclusive, João Moreira declarou antes da corrrida em entrevista que “esses três – Enjoying, Super Oasis e Columbus County – eram os destaques e esta corrida nos dará um guia muito bom para o Hong Kong Derby”. 

Porém Halston/Butterfield foi a grande supresa da prova. Não para nós, brasileiros, que o vimos por detalhes não ser trípice coroado paulista. Contudo, seu treinador acredita que ele deva melhorar muito no futuro, desde já mirando o BMW Hong Kong Derby. 

“O dono tem boas expectativas, ele o comprou do Brasil por um bom dinheiro, não muito caro, mas ele é um bom cavalo”, disse seu treinador,  Danny Shum. Tenho que ver como ele chega, mas não tenho certeza se ele já terá pontos de classificação suficientes para o Derby – se ele tiver, podemos ir direto para lá. Mas vou falar com o proprietário e tomaremos uma decisão se vamos ou não disputar a Classic Cup.”

Assista o replay da prova clicando aqui.

Evolução após a castração:

Shum também falou a respeito da mlhora do cavalo nsta temporada. Segundo ele, nas primeiras provas Halston/Butterfield corria muito nervoso, então após ser cadastrado ele fez duas provas ótimas, até a vitória de hoje. 

“Antes de ser castrado, ele estava muito entusiasmado e não tinha bons desempenhos, mas desde que ele foi castrado, ele está mais calmo e correu bem nas últimas duas corridas”, completou o treinador. 

Halston nasceu no Paraná e cumpriu campanha no Brasil com a farda do Haras Cifra. Filho de Setembro Chove e Londrinita (Fahim), ele agora conta com 5 vitórias em 11 apresentações, sendo duas delas em provas de Grupo 1. Foi pilotado por Grant van Niekerk e assinalou 1.46″71.