
A Associação dos Cronistas de Turfe do Paraná divulgou a lista dos indicados ao “Prêmio Melhores do Turfe Paranaense 2019”. A premiação acontecerá no dia 27 de junho e homenageará profissionais, dirigentes, cronistas e os melhores animais do ano no Jockey Club do Paraná.
Foram seis pré-indicados para cada categoria e destes foram escolhidos os quatro concorrentes. Na primeira etapa da votação sairão os dois finalistas, que serão anunciados no dia 02 de junho, data da primeira reunião turfística do Meeting de Inverno. O grande vencedor será anunciado no dia do evento.
Concorrentes:
Ao todo são nove. Jaffar, Just Speaker, Schweinsteiger e Bom de Briga concorrem como “Cavalo do ano”. Grand Amiga, Friends of Gold, Dalheconquistadora e Cara Salto concorrem como “Égua do ano”. Haras Ponta Porã, Haras Palmerini, Haras Springfield e Haras Cima como “Criador do ano”. Haras Rio Iguassu, Haras Cifra, Stud Lecce e Stud Ajato como “Proprietário do ano”.
Ademar de Barros Pereira, Antenor Menegolo Neto, Marcos Decki e Julio Cesar de Moura Rosa como “Treinador do ano”. Valmir Rocha, Vicente Souza Paiva, Zeferino Moura Rosa e Marcos Ribeiro como “Jóquei do ano”. Maurício Ponntarolo, Rubens Gusso, Fernando Perche e Breno Carvalho como “Médico veterinário do ano” e Leopoldo Scremin, Marcos Rizzon, Victor Correa e Hermes Martins como “Cronista do ano”.
Ainda será premiado o “Dirigente do ano”, onde concorrem Paulo Irineu Pelanda, Roberto Belina, José Caetano Ferreira Neto e Antonio Quintella. Salomon Soifer e Clemente Moletta serão homenageados como “Personalidades do Turfe”.
A premiação é uma iniciativa da Associação dos Cronistas de Turfe do Paraná, com patrocínio da Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná e apoio do Jockey Club do Paraná. Um conselho formado por diretores das três instituições, juntamente com os membros da Comissão de Corridas serão os responsáveis pela escolha.
Xonado e Art Dollar viram líderes:
Na última quinta-feira foram corridos os Clássicos “Alô Ticoulat Guimarães” e “ABCPCC”, ambos classificados como Listed e em 1.400 metros, reservados a geração 2016. E Art Dollar e Xonado venceram as provas assumindo a liderança da geração.
No Clássico Alô Ticoulat Guimarães, Art Dollar surpreendeu a todos, uma vez que era estreante. A parelha formada por Rahffes e Protea foi desmantelada após o cânter, quando Protea foi retirada pelo serviço veterinário.
Na pista, a potranca do Stud Ajato deu show, tomando a ponta na largada e se mantendo nela até o disco final. Foi pilotada por Marcos Ribeiro e contou com o preparo de Dilson Antunes, representado pelo segundo-gerente Daniel Gonçalves.
No Clássico ABCPCC, vitória de Xonado, na condução de Vicente Souza Paiva. O potro do Haras Freeway – assim como Art Dollar – assumiu a primeira colocação na largada e nos metros finais se defendeu dos ataques de King Three. Foi apresentado por Marcos Decki.