
Quem olha Bárbara Melo de longe, uma mulher de cerca de 1,55 metros e pouco mais de 48 quilos, não imagina que ela consegue guiar animais de quase 500 quilos. Mas desde 2006 a jovem tem uma ligação muito especial com os cavalos e com o Jockey Club do Paraná.
Quando tinha acabado de completar 17 anos ela foi ao Jockey. Gostava de cavalos, mas não tinha tido contato com nenhum deles antes. Ficou encantada com a postura dos belos animais, no entanto, o que lhe chamou a atenção foi uma mulher montando na pista (Lu Andrade). Na hora ela pensou: “Se ela pode, eu também posso”.
E aí começou a carreira de Bárbara como joqueta. Depois de um pouco de insistência conseguiu uma vaga na Escola de Aprendizes do Tarumã. Ali aprendeu a montar, redear e galopar os cavalos. Logo estava estreando com o nome de B.Melo nos programas e encantando todos com seu talento.
As vitórias começaram a surgir e logo veio o convite para montar no Rio Grande do Sul. Lá se consolidou como profissional e fez carreira. Neste domingo, 12 anos depois de montar um cavalo pela primeira vez, Bárbara voltará a montar no Jockey Club do Paraná, em ocasião do aniversário de 145 da entidade.
“Eu fui muito bem recebida pelos meninos, somos rivais dentro da pista, mas fora dela somos muito amigos”, contou Bárbara. “Voltar agora e ver que as coisas estão melhores, com as expectativas ainda maiores agora que teremos o shopping. Eu acho que Jockey esta no caminho certo.”
Mas nem tudo são “rosas” para uma mulher que vive no turfe. O meio ainda é predominantemente masculino. Existem mulheres envolvidas, mas em pouquíssima quantidade quando comparada aos homens. Bárbara ainda vê um pouco de preconceito, mas nada que a faça desistir da profissão que ama.
“Ainda existe preconceito, por mais que alguns não gostem que chamemos assim”, desabafa Bárbara. “Para nós mulheres nunca foi fácil. Tem aquela coisa de relacionar o homem a força, porém às vezes não é só a força que conta, o cavalo precisa de jeito. E assim como tem aquele que é preconceituoso, também existem vários que reconhecem nossa capacidade e as oportunidades acabam aparecendo. E eu tento aproveitar todas as oportunidades que tenho.“
Quem ficou curioso e quer ver a talentosa Bárbara ao vivo montando, pode ir ao Jockey Club do Paraná (Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2299, Tarumã) neste domingo (02). Serão diversas atrações, como passeio de pôneis, brinquedos diversos, festival de food trucks e muito mais. Tudo com entrada, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.
*Foto: Leopoldo Scremin para o Bem Paraná.