Banner do Festival HBFF
Imagem: Festival HBFF

O Hollywood Brazilian Film Festival (HBRFF) anuncia sua programação para a edição comemorativa de 15 anos, que ocorrerá de 6 a 11 de novembro em Los Angeles, Califórnia. O festival, conhecido por destacar anualmente o melhor do cinema brasileiro, promete uma curadoria de filmes nacionais selecionados e premiados nos principais festivais internacionais, como Cannes, Berlinale e Tribeca.

“Temos o prazer de apresentar mais um ano de uma seleção cuidadosa de filmes”, disse Talize Sayegh, fundadora e diretora executiva do festival. “Estamos dedicados a mostrar o talento excepcional dos cineastas brasileiros e proporcionar aos espectadores uma visão autêntica e potente da cultura brasileira através do cinema” . 

A programação foi realizada por Thiago Macêdo Correia, da produtora Filmes de Plástico, que no ano passado teve o filme “Marte Um” selecionado para a noite de abertura: “O programa deste ano representa verdadeiramente a riqueza e a diversidade da cultura brasileira por meio do cinema. Estamos entusiasmados por poder apresentar estes filmes para o público de Los Angeles desfrutar”, disse Thiago.

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 6 de novembro no prestigiado Museu da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica com a exibição do documentário “Retratos Fantasmas” de Kleber Mendonça Filho, filme selecionado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na Categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar. O cineasta Carlos Segundo, que em 2022 teve o filme selecionado na pré-lista do Oscar, retorna ao festival na mesma noite com o premiado curta-metragem “Big Bang”. 

O festival exibirá “O Estranho” de Flora Dias e Juruna Mallon, premiado no Queer Lisboa, e “Propriedade” de Daniel Bandeira, ambos selecionados pelo Berlinale; “Estranho Caminho” de Guto Parente, vencedor de quatro prêmios no Tribeca e dois no Festival do Rio; “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” de Haroldo Borges, também premiado no Festival do Rio.

Na sexta-feira, acontece o “For Your Consideration: Brazil Night”, uma noite dedicada a filmes brasileiros qualificados para disputar uma vaga na pré-lista do Oscar. O evento contará com a presença do xamã Davi Kopenawa, porta-voz dos Yanomami, um dos maiores povos indígenas relativamente isolados que vivem na floresta Amazônica. Seu livro, “A Queda do Céu”, inspirou o curta-documentário “Mãri Hi – A Árvore do Sonho”, dirigido pelo cineasta Yanomami Morzaniel Ɨramari que será exibido na noite. Além do curta, também será exibido o longa-documentário vencedor do festival É Tudo Verdade “Incompatível com a Vida” de Eliza Capai, seguido de um bate-papo com Eliza e produtora Mariana Genescá. O evento acontece no Linwood Dunn Theater localizado no prestigiado Pickford Center, o arquivo da Academia de Motion Pictures, que guarda a cópia de todos os filmes vencedores do Oscar nas categorias de Melhor Filme e Documentário, além de mais de 230.000 itens da história do Cinema.

A Cerimônia de Encerramento traz o filme “Tudo o Que Você Podia Ser”, dirigido por Ricardo Alves Jr., vencedor do Prêmio FELIX Especial do Júri e Melhor Diretor na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio.

O festival orgulhosamente lança o programa “HBRFF Diversity & Inclusion Initiative” em colaboração com a SPCINE, empresa estatal vinculada à Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, dedicada a promover o setor audiovisual. Como parte desta iniciativa, o programa trará sete cineastas indígenas, pretos e/ou membros da comunidade LGBTQIA+ para participar do festival e receber mentoria de profissionais da indústria cinematográfica local. No Brasil, 57% da população se identifica como preta, no entanto, apenas 2% dos profissionais do setor de entretenimento são profissionais pretos. Esta parceria foi desenvolvida para apoiar e fornecer uma plataforma para cineastas afro-brasileiros fazerem história em Hollywood.

Os ingressos para as exibições e a programação completoado HBRFF estarão disponíveis em breve. Para obter mais informações sobre o festival, incluindo programação, horários das exibições e ingressos, visite o site oficial do HBRFF em www.hbrff.org

História do Festival

O HBRFF é um festival dedicado à promoção de talentos do cinema brasileiro que contribuem para transformar a cultura do país. O festival se diferencia de outros eventos ao abraçar uma programação única que representa o melhor do cinema brasileiro feito no último ano. Ao todo, mais de 30.000 pessoas circularam pelo festival, incluindo festas, atividades paralelas e sessões de cinema. Desde 2014, o HBRFF concede dois prêmios a cada edição: Rising Star Award e Humanitarian Award. O HBRFF foi fundado por Talize Sayegh em 2008, uma produtora de cinema referência em Los Angeles, com experiência em festivais de cinema na América Latina, como o Los Angeles Latino International Film Festival (LALIFF) e o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.