
O São João esse ano vai ser dançando quadrilha em casa, mas nem por isso é preciso deixar de lado as deliciosas comidas típicas dessa época. A Wine.com.br, maior clube de vinhos do mundo, traz algumas dicas de vinhos que combinam com o tradicional menu dos festejos juninos. As sugestões são da Sommelière Cibele Siqueira.
Feijão Tropeiro
O Feijão tropeiro é um prato que conquistou o paladar do Brasil inteiro. O feijão é misturado à farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, cebola e muitos temperinhos. E por isso pede um vinho mais encorpado, com breve passagem em barrica e taninos para equilibrar a gordura do prato.
Um belo exemplar de Cabernet Sauvignon que passou 12 meses em barricas de carvalho francês e americano é uma ótima sugestão para harmonizar com o feijão tropeiro.
Partridge Gran Reserva Mendoza Cabernet Sauvignon 2017 –
https://www.wine.com.br/
Pinhão frito
Já para o pinhão frito, ícone da culinária paranaense, o ideal é escolher vinhos tintos frutados, com corpo leve a médio, como este exemplar Canepa Reserva Famiglia Syrah 2018. O vinho é elaborado pela Syrah, que com seu corpo leve e acidez, é a escolha ideal para harmonizar com o pinhão e equilibrar o salgado do prato.
Canepa Reserva Famiglia Syrah 2018 –
https://www.wine.com.br/
Pamonha salgada com recheio de linguiça e queijo coalho
Uma boa opção para harmonizar com a pamonha salgada é um belo espumante brut, que com sua acidez marcante consegue equilibrar o sabor salgado do prato. O Veuve D`Argent Blanc De Blancs Brut é elaborado pelo método Charmat, na França, e passa 3 meses em tanques de aço inox.
Espumante Veuve D`Argent Blanc De Blancs Brut –
https://www.wine.com.br/
Tacacá com tucupi
Um prato ícone da região Norte, com sabor marcante e que leva ingredientes intensos, como o Tacacá com tucupi, harmoniza com um espumante com boa acidez elaborado pelo método Charmat longo. A dica para acompanhar este prato é um espumante rosé brasileiro que apresenta uma belo bouquet aromático e muito frescor.
Espumante Lidio Carraro Faces do Brasil Rosé Brut –
https://www.wine.com.br/
Cuscuz vegetariano
Indo na mesma direção de leveza do Cuscuz vegetariano é válida a harmonização com um rosé jovem, fresco e fácil de beber. Com notas frutadas e boa acidez, o vinho Toro Loco D.O.P. Utiel-Requena Rosé 2018, 100% Garnacha, vai super bem com um prato mais salgado, mas com diferentes ingredientes, como é o caso do Cuscuz Vegetariano.
Toro Loco D.O.P. Utiel-Requena Rosé 2018 –
https://www.wine.com.br/
(fonte: Assessoria)