Esta é para pessoas que, como eu, precisam estar atentas ao consumo de sódio.  As azeitonas são um dos principais e mais versáteis aperitivos à disposição no mercado. Atualmente, no Brasil,  este fruto pode ser encontrado em diversas versões: recheados, com os mais diversos sabores; as pretas; de diversos tamanhos; até chegar nas mais populares, as verdes.  

Mas como todo produto em conserva, o consumidor deve observar a quantidade de sal – principalmente quem sofre de hipertensão ou possui restrição ao consumo de sódio. Existem versões light, como a Azeitona Light La Violetera, que tem 40% menos sódio. Além disso, há uma dica simples para deixar o consumo de azeitona ainda mais saudável, que é a lavagem do produto. A sugestão é lavar as azeitonas, de duas a três vezes, com água fria. Este processo removerá parte do sal presente na superfície da azeitona.

Segundo pesquisas, cerca de 70% da composição da azeitona é de ácido oleico, mais conhecido como ômega 9, o qual é uma forma de gordura vegetal, monoinsaturada, que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL). O consumo pode ocorrer na forma de aperitivo, em de saladas, molhos e também em pratos quentes.

Fonte: La Violetera