
O Bar do Alemão, um dos endereços mais tradicionais de Curitiba, recebeu a certificação da Associação dos Amigos da Onça (Aaonça) por preparar a autêntica carne de onça da capital paranaense. O prato, que integra o patrimônio cultural da cidade, tem registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com a inclusão do Bar do Alemão, são agora três os estabelecimentos reconhecidos oficialmente: Silzeus, Bar da Fábrica Bastards e o próprio Bar do Alemão.
A certificação é concedida apenas a casas que seguem critérios rigorosos. Entre eles estão a fidelidade à receita original, a apresentação de toda a documentação legal e sanitária, a comprovação da origem dos ingredientes e a adoção de boas práticas de manipulação. Também é necessário integrar a associação e contribuir com a taxa para emissão da placa e do certificado. Outros bares da cidade já deram início ao processo para conquistar o selo.
De acordo com o registro do INPI, a carne de onça de Curitiba é composta por broa de centeio, carne crua moída (de patinho ou alcatra), cebola branca e cebolinha verde picadas, sal, pimenta-do-reino e azeite extravirgem.
Os interessados em obter a certificação podem entrar em contato com a Associação dos Amigos da Onça pelo WhatsApp (41) 9941-9372.