Comer e Curtir

Caldo de cana: gostoso e saudável

Redação Bem Paraná

unnamed (5)         Eu adoro, e você? O caldo de cana, conhecido também como garapa, é o nome que se dá ao líquido extraído da cana-de-açúcar. Quando espremida, a cana fornece um caldo de cor esverdeada e paladar muito apreciado. Geralmente ele é servido natural ou com limão.  Muitos podem pensar que não, mas tem sim benefícios à saúde, pois é composto basicamente de água e sacarose (açúcar) e conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar: minerais (ferro, cálcio, potássio, magnésio, sódio, fósforo e cloro); vitaminas do complexo B e C, e antioxidantes (ácidos fenólicos e flavonoides). 

            É uma bebida altamente energética capaz de restaurar o glicogênio muscular (energia armazenada nos músculos), além de ajudar na hidratação, com ótima indicação para atletas e praticantes de exercícios físicos. Há quem não saiba, mas ele é servido, sim, na rede Tropical Banana, de forma natural ou com limão e é sempre extraído na hora. Além do caldo natural ou com limão, ele pode ser usado como base na combinação dos sucos personalizados. E ainda, nos sucos especiais: Gralha Azul (morango, açaí e caldo de cana), Maritaca (caldo de cana, couve e limão), Pica Pau (abacaxi, hortelã e caldo de cana) e Sucuri (mamão, banana e caldo de cana).

            Contudo, vale à pena alertar que pessoas diabéticas devem consumir com cautela, pois é uma bebida rica em carboidratos simples (açúcar) e de alto índice glicêmico (o açúcar é rapidamente absorvido e liberado para o sangue), que pode resultar na hiperglicemia (grande quantidade de açúcar no sangue).