Após percorrer seis capitais brasileiras, a Caravana do Tejo encerra sua edição 2025 em Curitiba, no dia 15 de outubro. O projeto, que promove os vinhos da região portuguesa do Tejo, é conduzido pelo jornalista Marcelo Copello, embaixador oficial dos rótulos no Brasil.
A iniciativa é da Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo (CVRTEJO) e tem como objetivo aproximar o público brasileiro da qualidade e diversidade da produção local. Desde 2012, a Caravana já passou por diferentes cidades, conquistando enófilos e profissionais do setor com experiências de imersão que unem conhecimento e degustação.
Neste ano, o circuito incluiu Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Vitória, Porto Alegre, São Paulo e se despede em Curitiba com uma programação que combina aula, palestra e jantar harmonizado. O encontro acontece no Campânia Ristorante, às 20h, com ingressos à venda.
Seleção
Ao longo de 2025, Copello visitou a região do Tejo e selecionou pessoalmente os vinhos que compõem a jornada, assinados por 14 produtores: Adega Coop Almeirim, Adega do Cartaxo, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Companhia das Lezírias, Enoport, Falua, Fiuza, Quinta da Alorna, Quinta da Badula, Quinta da Lapa, Quinta da Ribeirinha, Quinta do Casal Branco e Quinta do Casal Monteiro.
A Região do Tejo, localizada a cerca de uma hora de Lisboa, reúne 12.500 hectares de vinhedos. Em 2023, produziu aproximadamente 61 milhões de litros, sendo 30 milhões certificados — números que reforçam seu papel de destaque na viticultura portuguesa.
Reconhecido como uma das principais referências do vinho no Brasil, Marcelo Copello tem mais de 35 anos de carreira. Foi eleito pela revista alemã Meininger’s Wine Business International como o jornalista mais influente do país no setor. É autor de sete livros traduzidos em três idiomas, jurado em concursos internacionais e publisher da Revista BACO Wine Report.
Serviço – Caravana do Tejo em Curitiba
Data: 15 de outubro de 2025
Hora: 20h
Local: Campânia Ristorante – Alameda Prudente de Moraes, 1265
Ingresso: R$ 295 (lote promocional), incluindo menu completo, sobremesa, água, café, cinco vinhos, aula/palestra e certificado
Link de compra: https://payfast.greenn.com.br/pre-checkout/134153
CVRTEJO – Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo
Rua de Coruche 85, 2080-094 Almeirim, Portugal | NIF 508 379 679
Tel: +351 243 309 403 | Cel: +351 966 205 783
E-mail: p.mateiro@cvrtejo.pt
Site: www.cvrtejo.pt