Dicas de churrasco do Espaço Gourmet Ifoto Cintya Hein)

Dicas de churrasco do Espaço Gourmet Ifoto Cintya Hein)

Nada como um bom churrasco preparado em família ou com amigos. A refeição perfeita para surpreender na grelha começa na escolha dos tipos de carnes para o assado, temperos para dar sabor especial e os acompanhamentos.  Após definir o cardápio é hora de iniciar os processos, com os truques e os segredos revelados pelo chef Aguinaldo Monteiro, professor de churrasco do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia.

O chef sugere uma receita que foge dos cortes tradicionais. No menu, assado de costelinhas de porco aromatizadas com ervas acompanhado de legumes na brasa e linguiça Blumenau como aperitivo. “Abobrinha, palmito e cebola são opções leves para grelhar e balancear a refeição que, naturalmente, é mais pesada, por conta da carne”, explica o chef.

Antes de ir ao fogo, as costelinhas precisam ser marinadas com algumas horas de antecedência.  “O ideal é preparar a marinada um dia antes para que a carne absorva todos os temperos, se o churrasqueiro tiver tempo. Assim, potencializará o sabor do suíno”, garante o professor. Na receita da marinada o chef sugere deixar a carne em imersão ao vinho branco com ervas aromáticas, tais como alecrim, tomilho e sálvia. Cebola, salsão e cenoura podem ser usados para complementar o sabor. Por fim, sal e pimenta a gosto.

Preparo do fogo

O preparo do fogo é primordial para um churrasco perfeito.  O chef ensina alguns truques.  Ele sugere o uso de dois terços da base da churrasqueira com carvão de eucalipto, que mantém a brasa acessa por mais tempo e emite menos fumaça. O outro terço deve ficar limpo para receber um novo carvão. “É muito importante evitar labaredas de fogo; se não irá queimar a carne, ao invés de cozinhar e assá-la”, lembra o chef. Opte por álcool em gel para acender o carvão.

Depois de aceso, o professor orienta aguardar o fogo se tornar brasa, espalhando-a de maneira que contribua para manter a temperatura da churrasqueira. Esse processo pode demorar em torno de 40 minutos. “O carvão deve ser acrescentado em um terço limpo da churrasqueira, que irá queimar aos poucos sem perder o calor”, explica o chef.

Carne na grelha

Os dois preparos sugeridos pelo chef podem ser assados simultaneamente, em um processo de aproximadamente uma hora e 30 minutos. Depois de escorrer a marinada, as costelinhas podem ir direto à grelha, com os ossos em direção ao fogo, por 30 minutos, com a grelha a 40 centímetros do carvão. “É importante monitorar o fogo. Nessa distância a carne cozinha por inteiro, além de assá-la sem correr o risco de queimar”, garante o chef.  É hora de virar a carne depois de 40 minutos e esperar o mesmo tempo até finalizar. Enquanto as costelinhas são assadas, o churrasqueiro pode preparar os aperitivos do almoço. As linguicinhas vão à grelha em uma distância de 20 centímetros do fogo.

Próximo ao final do preparo, o churrasqueiro deve colocar na grelha a abobrinha cortada, cebola e palmito pupunha. “O cozimento é rápido e vai garantir o sabor defumado nos legumes”, ressalta o chef, que sugere apenas sal e tempero enquanto está na brasa; tempere com azeite de oliva na hora de servir. Retire as costelinhas do fogo e sirva.

Cursos

O curso de churrasco e outras aulas na cozinha estão disponíveis no Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, que oferece diversas opções de cursos, desde preparo de molhos, doces e massas até pratos da culinária japonesa e asiática. . A programação completa está disponível no site do Espaço Gourmet: http://www.espacogourmet.com.br/