Chef do Espaço Gourmet dá dicas para um bom churrasco

Redação Bem Paraná
Dicas de churrasco do Espaço Gourmet Ifoto Cintya Hein)

Dicas de churrasco do Espaço Gourmet Ifoto Cintya Hein)

Nada como um bom churrasco preparado em família ou com amigos. A refeição perfeita para surpreender na grelha começa na escolha dos tipos de carnes para o assado, temperos para dar sabor especial e os acompanhamentos.  Após definir o cardápio é hora de iniciar os processos, com os truques e os segredos revelados pelo chef Aguinaldo Monteiro, professor de churrasco do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia.

O chef sugere uma receita que foge dos cortes tradicionais. No menu, assado de costelinhas de porco aromatizadas com ervas acompanhado de legumes na brasa e linguiça Blumenau como aperitivo. “Abobrinha, palmito e cebola são opções leves para grelhar e balancear a refeição que, naturalmente, é mais pesada, por conta da carne”, explica o chef.

Antes de ir ao fogo, as costelinhas precisam ser marinadas com algumas horas de antecedência.  “O ideal é preparar a marinada um dia antes para que a carne absorva todos os temperos, se o churrasqueiro tiver tempo. Assim, potencializará o sabor do suíno”, garante o professor. Na receita da marinada o chef sugere deixar a carne em imersão ao vinho branco com ervas aromáticas, tais como alecrim, tomilho e sálvia. Cebola, salsão e cenoura podem ser usados para complementar o sabor. Por fim, sal e pimenta a gosto.

Preparo do fogo

O preparo do fogo é primordial para um churrasco perfeito.  O chef ensina alguns truques.  Ele sugere o uso de dois terços da base da churrasqueira com carvão de eucalipto, que mantém a brasa acessa por mais tempo e emite menos fumaça. O outro terço deve ficar limpo para receber um novo carvão. “É muito importante evitar labaredas de fogo; se não irá queimar a carne, ao invés de cozinhar e assá-la”, lembra o chef. Opte por álcool em gel para acender o carvão.

Depois de aceso, o professor orienta aguardar o fogo se tornar brasa, espalhando-a de maneira que contribua para manter a temperatura da churrasqueira. Esse processo pode demorar em torno de 40 minutos. “O carvão deve ser acrescentado em um terço limpo da churrasqueira, que irá queimar aos poucos sem perder o calor”, explica o chef.

Carne na grelha

Os dois preparos sugeridos pelo chef podem ser assados simultaneamente, em um processo de aproximadamente uma hora e 30 minutos. Depois de escorrer a marinada, as costelinhas podem ir direto à grelha, com os ossos em direção ao fogo, por 30 minutos, com a grelha a 40 centímetros do carvão. “É importante monitorar o fogo. Nessa distância a carne cozinha por inteiro, além de assá-la sem correr o risco de queimar”, garante o chef.  É hora de virar a carne depois de 40 minutos e esperar o mesmo tempo até finalizar. Enquanto as costelinhas são assadas, o churrasqueiro pode preparar os aperitivos do almoço. As linguicinhas vão à grelha em uma distância de 20 centímetros do fogo.

Próximo ao final do preparo, o churrasqueiro deve colocar na grelha a abobrinha cortada, cebola e palmito pupunha. “O cozimento é rápido e vai garantir o sabor defumado nos legumes”, ressalta o chef, que sugere apenas sal e tempero enquanto está na brasa; tempere com azeite de oliva na hora de servir. Retire as costelinhas do fogo e sirva.

Cursos

O curso de churrasco e outras aulas na cozinha estão disponíveis no Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, que oferece diversas opções de cursos, desde preparo de molhos, doces e massas até pratos da culinária japonesa e asiática. . A programação completa está disponível no site do Espaço Gourmet: http://www.espacogourmet.com.br/