
O outono chegou em Curitiba e, com ele, um dos sabores mais esperados da estação: o pinhão. A abertura oficial da colheita no Paraná marca o início da temporada e movimenta os corredores do Mercado Municipal de Curitiba, onde o ingrediente já pode ser encontrado nas bancas de hortifruti.
Queridinho dos curitibanos durante o outono e o inverno, o pinhão é consumido de forma tradicional, cozido, ou em receitas criativas como farofas, sopas, bolos e até sobremesas. No Mercado, permissionários aproveitam a temporada para oferecer o produto fresco, em diferentes porções e com dicas de preparo para quem deseja inovar na cozinha.
Segundo dados do Instituto Água e Terra (IAT), mais de 4 mil toneladas de pinhão são produzidas anualmente no Paraná, especialmente nas regiões de clima mais frio e áreas com araucárias nativas. A colheita é permitida apenas a partir de abril, respeitando o tempo de maturação necessário para a dispersão natural das sementes — uma medida de preservação da araucária, símbolo do estado.
“O pinhão tem uma relação muito afetiva com o inverno curitibano. Quando ele chega ao Mercado, já sentimos que a nova estação está se aproximando. É um produto típico, que representa nossas raízes, nossas receitas e o jeito curitibano de receber”, destaca Cleverson Shilipacke, presidente da ASCESME(Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba).
Serviço:
Mercado Muncipal de Curitiba
Sete de Setembro, 1865 – Centro, Curitiba
Terça a sábado 8h às 18h • domingo 8h às 13h (restaurantes até 15h).
(com assessoria)