Cada vez mais em alta no Brasil, os cruzeiros marítimos têm se tornado uma tendência para as férias durante o verão brasileiro. Recentemente, conheci o MSC Seashore, o maior navio a viajar pela costa brasileira, um gigante dos mares (veja aqui minha resenha). Cruzeiros têm suas peculiariedades e é bom se saber delas. Com diversas viagens realizadas, o influenciador Gabriel Almeida, do perfil especializado Meio Marítimo (o maior no segmento de cruzeiros no Brasil), compartilha 10 dicas para quem pensa em reservar um cruzeiro ou já tem viagem marcada.

1 – Reserva

Os cruzeiros no Brasil acontecem sempre no verão, geralmente entre os meses de novembro a março e as vendas costumam abrir em média 1 ano antes. Então se você está em busca de garantir um valor atrativo e até mesmo promoções como a de segundo hóspede grátis, praticada por companhias marítimas, a dica é reservar com antecedência. E claro que ao longo do ano as empresas realizam algumas promoções também. Hoje com a internet é possível realizar a compra direto no site das companhias, de uma maneira bem simples ou também nas agências de viagens.

2 – Roteiro

Ao escolher o seu cruzeiro fique atento, aqui no Brasil temos roteiros que variam de 3, 4, 5 e 7 noites de duração. As viagens podem ser com saídas da região sudeste com destino ao nordeste ou ao Prata, passando pelo Uruguai e Argentina. Por isso é sempre bom conferir o roteiro, antes de realizar a reserva da sua viagem. Diferente do que muitas pessoas pensam, o navio visitará diversas cidades durante a viagem. E em algumas saídas, pode haver dias de navegação, em que o cruzeiro passa o dia todo em alto mar rumo ao próximo destino.

3 – Bagagem

Após despachadas as malas no embarque do navio, elas serão entregues na porta da sua cabine até o início da noite. Por isso, aqui a dica é levar uma pequena bagagem de mão, com uma muda de roupas, calçado confortável e escova de dentes, para que você consiga trocar de roupa e já aproveitar o navio logo após o embarque. Para a bagagem despachada, a maioria dos cruzeiros estabelece um limite de 90 kg de bagagem, que podem ser levados em até 3 malas. Mas vale lembrar que se você for até o local de embarque de avião, precisará pagar por esses despachos no voo.

4 – Documentos

Para os cruzeiros nacionais, é aceito todos os documentos oficiais com foto: RG expedido há menos de 10 anos, CNH, Passaporte, CREA, OAB, entre outros, desde que possua fotos. Já para roteiros com destino ao Uruguai e Argentina, é aceito o RG expedido há menos de 10 anos ou passaporte. Para quem for viajar com crianças desacompanhadas dos responsáveis, precisará apresentar uma autorização.

5 – Atividades a bordo

Os navios funcionam como um imenso resort flutuante, com atividades para todas as idades e gostos. Durante o dia, as piscinas e complexos aquáticos são os locais mais frequentados a bordo. Mas também acontecem diversas festas temáticas, espetáculos no teatro, sala de jogos, cinema 4D, cassino e muitas outras atrações. Para você não perder nada, sempre leia o jornal a bordo, entregue toda a noite na cabine com a programação de atividades do dia seguinte.

6 – Crianças

Os pequenos também podem se divertir muito a bordo, isso porque todos os navios que atendem a costa brasileira, possuem equipes e áreas exclusivas de recreação infantil, atendendo dos pequenos até os 17 anos. Com diversas atividades, brincadeiras, eventos exclusivos e uma agenda recheada só para eles. E para melhorar, a recreação também já está inclusa no cruzeiro.

7 – Gastos a bordo

As compras a bordo são todas feitas com o cartão da cabine, chamados de cruise card, e tudo é cobrado em dólar, sendo bom sempre estar ciente dos custos e da conversão da moeda. Na maioria dos navios é possível cadastrar um cartão de crédito internacional. Em alguns navios é possível também fazer um depósito em espécie a bordo.

8 – Internet

O wi-fi a bordo dos navios não é liberado para a grande maioria dos pacotes e caso você queira ter internet durante toda a viagem, será necessário adquirir um pacote, que é vendido antecipadamente ou se conectar somente durante as escalas, pela internet da sua operadora de celular.

9 – Excursões

Durante as paradas do navio, os passageiros costumam desembarcar e passar o dia conhecendo o destino. As companhias oferecem excursões próprias que podem ser compradas antes ou durante o cruzeiro. Também existe a possibilidade de contratar serviços locais caso você conheça, o que sai até mais em conta.

10 – Primeira classe

Navios mais modernos estão vindo com áreas privilegiadas a bordo. Os espaços em sua maioria oferecem piscinas exclusivas, restaurante próprio e até serviço de mordomo 24h. Os hóspedes dessa área também possuem bebidas liberadas e pacote de WI-FI já inclusos. Então se você gosta desse alto padrão e está disposto a arcar com um valor maior, com certeza irá gostar do serviço.

Sobre o Meio Marítimo

Após realizar o seu primeiro cruzeiro aos 14 anos, Gabriel resolveu compartilhar suas experiências e dicas em uma página de rede social. Em poucos meses o que era só um hobby acabou se tornando algo grandioso, com milhares de seguidores, que logo se tornou a maior página sobre cruzeiros do Brasil. Hoje, Gabriel é o primeiro e maior influenciador digital brasileiro focado no assunto de cruzeiros. Com uma bagagem de 10 anos criando conteúdos sobre o tema, compartilhando experiências, dicas, novidades e tudo o que os cruzeiristas precisam saber, seja para fazer a primeira viagem ou ficar por dentro das aventuras a bordo.

Instagram: @meiomaritimo

Youtube: https://www.youtube.com/@meiomaritimo

(com assessoria)

Foto: Gabriel Almeida. crédito divulgação