Suco com couve, rico em vitaminas

Suco com couve, rico em vitaminas e ácido fólico

A nutricionista da rede de alimentação saudável Tropical Banana, Eliza Scarpin, separou algumas dicas importantes para a gravidez, período em que a qualidade da alimentação é fundamental. A primeira delas é comer a cada três horas, já que períodos muito longos em jejum são prejudiciais ao bebê. Vale também fazer o prato o mais colorido possível, para assim garantir a diversidade de nutrientes.

No primeiro trimestre a ingestão de ácido fólico e ferro são muito importantes, pois são essenciais para a formação do sistema nervoso do bebê. “O ferro é encontrado em carnes, mas também em vegetais verde-escuros. A ingestão de ferro deve ser sempre combinada com a vitamina C, para potencializar a absorção”, explica. A dica da Tropical Banana é suco Lobo Guará (laranja, beterraba e cenoura), excelente fonte de ferro. Entre as fontes de ácido fólico estão também os vegetais verde-escuros, que devem ser consumidos crus, pois o calor excessivo do cozimento destrói o nutriente. Outra ótima pedida é um suco com couve.

No primeiro trimestre também são muito comuns sintomas como náusea e azia. Para evitar tais desconfortos algumas dicas na alimentação são importantes, como evitar alimentos gordurosos, muito condimentados e ricos em açúcar; esperar de 30 minutos até uma hora após a alimentação para se deitar; comer dois ou três biscoitos de água e sal antes de se levantar para evitar o enjoo; comer pouco, porém de três em três horas para facilitar a digestão. “O gengibre também pode ser um aliado para evitar enjoos”, complementa Eliza.