Pizza e vinho, tudo a ver!

Pizza e vinho, tudo a ver!

Você já pediu sua pizza hoje? Que tal harmonizá-la com um bom vinho?  “Não devemos saborear pizzas com vinhos muito encorpados, pois acabam mascarando o sabor delas. Uvas como Chianti ou Barbera casam bem com pizzas”, explica José Antônio Baggio, sócio-proprietário da Baggio Pizzeria & Focacceria. Para quem não quer gastar muito com os vinhos italianos, um Malbec argentino, um Pinot Noir ou Carmenére chileno é uma ótima opção.

Os vinhos brancos também acompanham muito bem as pizzas, especialmente a marguerita, a de atum ou até mesmo a de aliche, afirma Baggio. “Mas, uma coisa é certa: um bom vinho não salva um prato ruim e um bom prato não salva um vinho ruim”, pontua ele. A dica do sócio-proprietário da rede de pizzarias é não se tornar refém das normas pré-estabelecidas. “O ideal é seguir regras básicas e desenvolver seu próprio paladar neste mundo infinito de pratos e vinhos” avalia.

Rodrigo Rodrigues Albernaz, gerente de vendas e produtos da distribuidora de vinhos Porto-a-Porto, dá dicas para combinar pizzas e vinhos:

Pizza Portuguesa: Combina com Tons de Duorum, a gastronomia portuguesa com vinho português, uma harmonização regional.

Pizza Calabresa: A calabresa dá uma “força” à pizza, por isso acompanha muito bem um vinho Marques de Tomares Crianza.

Pizza Marguerita Especial: Pela delicadeza do sabor, um vinho branco Cefiro Reserva Sauvignon Blanc é uma ótima opção.

Pizza Pepperoni: Por ter um gosto forte, pode ser acompanhada de um vinho Pata Negra Gran Reserva.

Pizza Frango com catupiry: A Pinot Noir é uma uva muito delicada,assim como essa pizza, por isso Chavout Labaume é um bom vinho para acompanhá-la.

Além do consumo no salão, a Baggio ainda faz a entrega do vinho de sua preferência e de uma deliciosa pizza na porta da sua casa, trazendo mais sabor e praticidade para a sua refeição.