
No dia 24 de abril, será divulgado oficialmente o resultado da Grande Prova Vinhos do Brasil, considerada a maior e mais respeitada prova às cegas de vinhos disponíveis no mercado nacional. Realizada no fim de março, no hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro, o evento idealizado pelo grupo BACO premiou 10 estados e o grande destaque foi o Rio Grande do Sul, que continua sendo a maior referência no assunto, no país. Do Paraná, foram quatro vinhos premiados.
“A Grande Prova Vinhos do Brasil é uma excelente vitrine para o vinho brasileiro e, ao mesmo tempo, um grande termômetro de sua qualidade, com um panorama que inclui vinhos de Norte a Sul do país, avaliados e classificados às cegas por especialistas. A edição de 2025 evidenciou o crescimento da abrangência da nossa produção. Embora o Rio Grande do Sul mantenha a hegemonia, tivemos vinhos premiados em 10 estados brasileiros”, explica Marcelo Copello, presidente do júri da GPVB 2025 e sócio do Grupo BACO, ao lado de Sergio Queiroz.
Confira os premiados do Paraná:
Categoria: Branco Chardonnay
Nome do vinho: Angustifólia Chardonnay Reserva
Produtor: Vinícola Araucária
Safra: 2019
Região Origem das uvas: São José dos Pinhais
Nota: 91
Medalha: OURO
Categoria: Espumante Brut branco Champenoise
Nome do vinho: RH BRUT
Produtor: Vinícola RH
Safra: 2020
Região Origem das uvas: Sudoeste do Paraná
Nota: 91
Medalha: OURO
Categoria: Espumante Extra-brut branco Charmat e Champenoise
Nome do vinho: RH EXTRA-BRUT
Produtor: Vinícola RH
Safra: 2019
Região Origem das uvas: Sudoeste do Paraná
Nota: 91
Medalha: OURO
Categoria: Tinto Merlot
Nome do vinho: Angustifólia Merlot
Produtor: Vinícola Araucária
Safra: 2018
Região Origem das uvas: São José dos Pinhais
Nota: 91
Medalha: OURO
A rigorosa prova 100% às cegas trará resultados que vão surpreender. Entre os premiados novos vinhos, novas vinícolas, safras novas e também safras antigas. Entre os grandes campeões estão as safras de 2005 e 2013, o que comprova a longevidade dos vinhos brasileiros. O critério é avaliar qualquer vinho que ainda esteja comercialmente disponível para a venda, ou seja, que estão disponíveis no mercado.
“O evento já fez muita história no Brasil. Muitos dos vinhos reconhecidos hoje no mercado foram descobertos e premiados na GPVB. Um dos diferenciais do nosso concurso é ser voltado para o mercado, para o consumidor, que são os vinhos que ele de fato vai achar e comprar no dia seguinte”, completa Marcelo.
A premiação da Grande Prova acontecerá na Wine South America (WSA) 2025, maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina, que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Jurados renomados:
No júri da décima edição da GPVB, presidido por Marcelo Copello, estiveram grandes especialistas do Brasil no assunto. Dentre eles, Danio Braga, diretor de A&B do Grupo Fasano e fundador da Associação Brasileira de Sommelier Brasil; Haroldo Nunes, sommelier chefe do grupo CT (Claude Troisgros); Bruno Vianna, Presidente da Sociedade Brasileira de Sommeliers (SBSomm) e Dip WSET; Bruno Ramos, português, enólogo e diretor do grupo francês Vignobles Austruy; Daene Tenório Costa, Certified Sommelier (CMS), Dip WSET e Embaixadora WSET, em Recife; Renato Neves, sommelier campeão brasileiro; Tufi Neder Meyer, Dip WSET, nível 5, de Minas Gerais; Wallace Neves, sommelier campeão brasileiro; Deise Novakoski, jornalista e consultora em vinhos; Fernando Lima, diretor da ABS-Rio e autor do blog, que leva o seu nome; Homero Sodré, consultor de vinhos e embaixador dos vinhos de Bordeaux; Ivo Arias, argentino, head sommelier do restaurante Helena e especialista em vinhos naturais; Marcelo Santos, sommelier chefe do restaurante Mr Lam; Maria Helena Tauhata, diretora da ABS-Rio; Rafael Ferrari, head sommelier da importadora Castas; Camila Cenci, agrônoma e viticultora de Brasília e jurada em concursos internacionais; Claudia Menezes, jornalista do jornal O Globo e sommelier formada pela ABS-Rio; Marcus Dassiê, vice-presidente da ABS; Roberto Rodrigues, professor da ABS-Rio; Rodrigo Machado, especialista em vinhos e jornalista da Band News Porto Alegre; Rodrigo Moura, sommelier da importadora Arcofoods e diretor de profissionais da ABS-Rio; entre outros.
Sobre o Grupo Baco Multimídia:
O Grupo Baco é uma plataforma multimídia na área de vinhos, atuando nos segmentos de consultoria, geração de conteúdo e eventos. É responsável pela edição das revistas BACO e Baco Wine Report, além do Anuário Vinhos do Brasil e Grande Prova Vinhos do Brasil. Tem forte atuação no mercado corporativo, mas destaca-se em eventos como o Rio Wine and Food Festival, que terá a sua 12ª edição, realizada na cidade do Rio de Janeiro, em maio, além do São Paulo Wine Fest, Brancos e Rosado.