
O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebe a 6ª edição do Festival Tutano, que acontece de 27 a 29 de setembro. Considerado o maior encontro gastronômico do Sul do Brasil, o evento deve reunir mais de 3 mil visitantes durante o fim de semana e cerca de 400 profissionais no Fórum Tutano, que encerra a programação na segunda-feira.
Criado pelo chef Beto Madalosso em 2018, o Tutano nasceu como um fórum voltado à troca de experiências entre profissionais da gastronomia, com foco na valorização da cadeia alimentar e no debate de temas relevantes para o setor. Desde 2023, o evento ganhou formato de festival, ampliando seu alcance ao público geral e consolidando-se como uma plataforma de conexão entre cultura, gastronomia e inovação.
“O Fórum Tutano nasceu para fomentar conversas importantes entre profissionais e fortalecer toda a cadeia que faz a gastronomia acontecer. O festival veio para ampliar esse debate e aproximar a cultura e a culinária local do grande público. Em 2025, queremos oferecer uma imersão completa no futuro da gastronomia brasileira”, afirma Madalosso.
Com curadoria de Dani Volcov, Ale Vianna, Pati Papp e Fernanda Ávila, o Festival Tutano já reuniu nomes como Bela Gil, Rodrigo Bellora, João Diamante, Carolina Oda, Néli Pereira, Marcos Livi, Facundo Guerra, Alberto Landgraf, Rodrigo Oliveira e Manu Buffara. A edição de 2025 promete expandir ainda mais sua programação, com palestras, painéis, aulas-show, experiências sensoriais e uma feira gastronômica com expositores locais e marcas reconhecidas nacionalmente.
Dois dias de festival Tutano
Nos dias 27 e 28 de setembro (sábado e domingo), o público poderá participar de uma programação variada, que inclui feira gastronômica, degustações, apresentações culturais e aulas-show. Entre os estabelecimentos confirmados estão Madá, Magrela Café, Kitsune, Ragú e Lucca Cafés Especiais, além dos tradicionais espaços colaborativos, como o Curitidoce, com confeitarias locais; o espaço Chocolates Bean to Bar; e o Tour de Boteco, reunindo bares e botecos de Curitiba.
Também fazem parte da programação o stand do Litoral do Paraná, com produtos de Morretes, Antonina e Pontal; o espaço de pães, sob curadoria do mestre-padeiro René Seifert; o espaço de coquetelaria, com curadoria de Gabriel Bueno; e o tradicional espaço dedicado ao café, que neste ano amplia a participação de marcas e experiências.
As aulas-show, sempre muito aguardadas pelo público, contarão com 28 apresentações de grandes nomes da gastronomia brasileira. Entre os destaques confirmados estão Lênin Palhano (feér e Trama), Anna Cury (Grupo Accuro), Danilo Parah (Guia Michelin 2024/2025), Karla Manfredini (especialista em cambira, peixe defumado do litoral paranaense) e André Pionteke (ex-MasterChef e chef do Kitsune).
Tendências e desafios
O dia 29 de setembro será dedicado ao Fórum Tutano, voltado exclusivamente para profissionais da gastronomia. Com uma programação intensa de palestras, painéis, mentorias e rodas de conversa, o evento abordará temas como arquitetura e design em negócios gastronômicos, desafios da gestão de pessoas e o impacto da tecnologia e da inteligência artificial no setor de alimentos e bebidas.
Entre os destaques da programação estão o painel “Arquitetura à Mesa”, que discutirá como arquitetura e decoração influenciam a conceituação de restaurantes; “A Dor do Crescimento”, sobre os desafios de negócios em expansão; e “A Uberização da Mão de Obra”, uma reflexão sobre as novas relações de trabalho no setor. Haverá ainda espaços para mentorias com o SEBRAE e oportunidades de networking entre profissionais e empreendedores.
O Festival Tutano será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, das 11h às 19h, enquanto o Fórum Tutano acontece no dia 29, das 8h30 às 19h, no Museu Oscar Niemeyer. Os ingressos estarão disponíveis a partir de 5 de agosto, pela plataforma Sympla. Mais informações podem ser acessadas no Instagram oficial @tutanogastronomia e no site www.tutanogastronomia.com.br.