De 27 a 29 de setembro, o Museu Oscar Niemeyer será palco da 6ª edição do Festival Tutano, considerado o maior evento gastronômico do Sul do Brasil. A programação reúne feira culinária, aulas-show, palestras, experiências culturais e o tradicional Fórum Tutano, voltado a profissionais do setor.
Idealizado pelo chef curitibano Beto Madalosso em 2018, o projeto nasceu como fórum de debates e ganhou, em 2023, o formato de festival, consolidando-se como espaço de inovação e troca entre chefs, produtores e empreendedores. A curadoria é assinada por Dani Volcov, Ale Vianna, Pati Papp e Fernanda Ávila.
Nos dias 27 e 28, o público terá acesso a feira gastronômica com marcas locais e nacionais, como Madá, Magrela Café, Kitsune, Ragú e Lucca Cafés Especiais. Haverá ainda espaços temáticos: Curitidoce, Chocolates Bean to Bar, Tour de Boteco, Pães (com curadoria de René Seifert), Coquetelaria (Gabriel Bueno) e Café.
A programação inclui 28 aulas-show, com nomes como Lênin Palhano (feer e Trama), Anna Cury (Grupo Accuro), Karla Manfredini (cambira do litoral paranaense), André Pionteke (Kitsune) e Danilo Parah, chef carioca citado no Guia Michelin 2024 e 2025.
Já no dia 29, o Fórum Tutano traz painéis e palestras sobre gestão, inovação, arquitetura, tecnologia e tendências. Entre os convidados estão Facundo Guerra (Grupo Vegas), Katherina Cordás (Tuju), Parah, Matheus Krauze (Grupo Rua) e Vanessa Huguinin (Food-se).
Serão discutidos temas como arquitetura e design em negócios gastronômicos, desafios de expansão, dilemas da gestão de pessoas, além do impacto da inteligência artificial no setor. O SEBRAE participará com mentorias e haverá espaços de networking.
O Festival acontece das 11h às 19h, no sábado e domingo. O Fórum será na segunda, das 8h30 às 19h. Ingressos estão à venda no Sympla e mais informações estão disponíveis no Instagram @tutanogastronomia e no site tutanogastronomia.com.br.