João Caldas/Divulgação – A peça Momo e o Senhor do Tempo

O Guritiba é a programação que reúne o público infantil no Festival de Curitiba e, nesta 30ª edição, apresenta peças, exposições e, também, contação de histórias. Instituições escolares de Curitiba e da Região Metropolitana também receberão a programação da mostra, em ações gratuitas com o intuito de formar plateias e tornar ainda mais amplo o acesso à arte e à cultura.

Entre as atrações do Guritiba está o espetáculo – com intérprete de libras – “Momo e o Senhor do Tempo”, comédia baseada na obra de Michael Ende em que a protagonista é uma menina órfã que mora nas ruínas de um antigo teatro no qual brinca, ouve pessoas e aprende sobre as relações da vida. A segunda atração é a comédia musical “Henriques”, sobre um príncipe rebelde que herda o trono e precisa exercer o seu reinado a contragosto. Os dois espetáculos acontecem no Teatro Bom Jesus.

Outro destaque da programação do Guritiba é a exposição “Gigante Tarsila”, inspirada livremente na obra da artista plástica Tarsila do Amaral e de Di Cavalcanti.  A exposição traz para Curitiba infláveis gigantes recriando figuras importantes da obra pictórica de Tarsila do Amaral. “Gigante Tarsila” fica em exposição na Praça Santos Andrade de 1º a 7 de abril, e é gratuita.

Além das peças e da exposição, o Guritiba oferece um cortejo nos dias 2 e 3 de abril, no shopping Mueller, em uma tarde encantada por muita música, personagens circenses e contação de histórias, das 15 às 17h. “O Guritiba é sobretudo um programa de formação de plateia, por isso apostamos na diversidade, na vivência por meio da brincadeira e do lúdico. O Guritiba também é o retorno do público infanto-juvenil ao teatro após o período intenso de isolamento social e a curadoria pensou cuidadosamente na seleção de iniciativas que representem as crianças em um cenário que traga encantamento e diversão“, conta Carol Scabora, coordenadora do Programa Guritiba.