
Sofisticado e intimista. Poucas vezes conseguimos usar esses dois adjetivos juntos com exatidão. Porém, são eles que definem melhor o Hotel Boutique Vinícola Araucária by Slaviero Hotéis. Localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o hotel tem um charme único e garante dias que parecem longe da civilização – mas são cheios de conforto.

Com 13 chalés amplos, o projeto do hotel tem assinatura do renomado arquiteto Jayme Bernardo. A localização, perfeitamente integrada à natureza, deixa a sensação de se estar em meio a uma floresta. Em minha estadia, fui positivamente surpreendida pela beleza e conforto do ambiente. As unidades contam com cama king size, lareira elétrica, varanda com uma bela paisagem externa, entre outras comodidades. O banheiro é equipado com piso aquecido e uma enorme banheira de hidromassagem com vista para a natureza. O hotel conta ainda com spa para massagens e tratamentos terapêuticos.



Além de trilhas, a maior atração do hotel é, sem dúvida, a própria vinícola onde está instalado. A Vinícola Araucária oferece visitas guiadas com degustação. Aliás, esse passeio está incluso na hospedagem. É possível entender como funciona o cultivo das videiras e cada etapa da produção dos vinhos. O programa termina com a degustação de três rótulos da vinícola.




Hospedagem
O sistema de hospedagem pode ser de pensão completa ou meia pensão, que inclui café da manhã e uma refeição. Os pratos são servidos no restaurante Gralha Azul, também sob gestão do grupo Slaviero. No jantar, provamos a sopa de capeletti in brodo, super bem temperada, e o Gigot de cordeiro ao vin rouge, um cordeiro desfiado ao molho de vinho com polenta cremosa, brie e aspargos. Tudo regado a um bom merlot da Vinícola Araucária.




Preciso destacar o café da manhã, pois foi dos deuses! Como o hotel estava com poucos chalés ocupados (era segunda-feira), o serviço foi diretamente à mesa e com menu para pedidos individuais, para evitar desperdícios. Pessoalmente, acho o serviço à la carte muito mais charmoso e agradável.
Além dos pães, croissants, frutas e geleias que vieram inicialmente, pedi uma tapioca de brie com mel e damasco, sugestão do chef. A massa fina, homogênea, e a combinação suave dos sabores deixou saudades. Mas o ponto alto da refeição, na minha opinião, foram os ovos beneditinos, perfeitos com um creme holandaise bem cremoso, pão artesanal e presunto cru.
Em resumo: recomendo o passeio para quem adora vinhos, natureza e conforto. Mais informações no site www.slavierohoteis.com.br.
- A jornalista hospedou-se no hotel a convite da Slaviero Hotéis.
- Matéria publicada no jornal Bem Paraná no dia 13/06/2025