Vinhos da Koyle (foto SM)

Quem me conhece sabe que adoro vinhos e não perco a oportunidade de aprender mais sobre eles. Recentemente, pude conhecer melhor os vinhos da vinícola chilena Koyle, durante um almoço promovido pela importadora Mise em Place no charmoso restaurante Hai Yo (que fica no hotel Grand Mercure Rayon). O evento contou com a participação de representantes da vinícola e da importadora.

Foram degustados seis diferentes vinhos da vinícola, que segue um modelo de produção biodinâmico (em que a própria natureza é utilizada para controlar pragas e aumentar a produtividade, de forma orgânica). Os proprietários da Koyle, a família Undurraga, já vem de longa tradição vinícola.

Aqui os vinhos degustados:

Koyle Don Cande Muscat 2019 – fresco e frutado

Koyle  Costa Cuarzo Sauvignon Blanc 2022 – um vinho bem mineral, valorizando a uva

Koyle Costa Pinot Noir 2013, uma surpresa deliciosa, Vinho elegante.

Cerro Balato Garnatxa – tinto bem estruturado. Adoro essa uva!               

Cerro Balsalto Carmenere – menos adocicado que outros da mesma uva, ponto a favor!

Auma 2017 – joia da coroa da Koyle, um blend de várias uvas (Cabernet Sauvignon, Malbec, Cabernet Franc, Carmenere, Merlot e Petit Verdot). Um vinho incrível, complexo. Ele é maturado por nove meses em ovos de concreto enormes, um tipo de recipiente que não agrega sabores, como os barris de carvalho, mas mantém e ressalta os sabores das uvas.

Para acompanhar, tivemos pratos orientais do chef Lucas Coelho, que inclusive esteve conosco à mesa degustado os vinhos Koyle.