
Mais de 30 empreendimentos de Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e também de Londrina confirmaram presença no Burger Fest, o maior roteiro gastronômico de hambúrguer do mundo, que acontece de 1 a 30 de novembro. O festival celebra 10 anos de história e chega a sua 17ª edição reunindo cerca de 500 endereços em 11 estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Ceará – para promover simultaneamente a cultura do hambúrguer de qualidade no formato presencial, delivery e take out. O Burger Fest tem patrocínio do Santander, o banco da gastronomia, e Heinz, marca de Ketchup nº 1 do mundo, e apoio da Getnet, Esfera, Ballantine´s Bourbon Finish e BIMBO QSR.
Em Curitiba e região, confirmaram presença: Bar da Fábrica Bastards, We are Bastards, Buena Onda, O Hamburgay, Jurassic Burger, Villa Bistrô, Velho Joe Rangueria, Cidadão do Mundo, O Barba Hamburgueria, D’Bronx Burger , Wolfs Hamburgueria, Wanke Burger House, Ruano Burger, Gigg’s Pub, Aces High Aviation Rock Bar, Burguer Bar, Chewie Burger, Janela Bar, Tomahawk Burger , Happy Burger, Fábrica Gourmet Hamburgueria, Bento Truck Bbq, Burger Beast, Bulldogs Gastrobar, Chelsea, Pilgrim Kitchen, Hard Rock Cafe Curitiba, Cooldown E-sports n’ Burgers, Big Bear Burguer e Cão Véio. Em Londrina, o Mania de Churrasco Prime Steak & Burger (Catuaí Shopping Londrina) também irá participar do festival.
Os estabelecimentos criaram receitas inéditas para o festival, que serão divulgadas em breve no site www.burgerfest.com.br.
DNA curitibano
O Burger Fest é um festival nacional, mas com uma forte ligação com Curitiba. Isso porque o criador do roteiro, Claudio Baran, é curitibano. Ele possui trajetória de mais de 20 anos no setor gastronômico, é ex-CEO da Le Cordon Bleu Anima, em São Paulo, e foi responsável por iniciar a operação da escola francesa de gastronomia no Brasil. Baran é sócio da KRP Relações Públicas, que também assina os festivais Brunch Weekend, Sanduweek, Food Delivery Series e Semana do Hambúrguer.
Em Curitiba, mais de 100 mil hambúrgueres já foram vendidos nas últimas edições do festival. “O mercado de hamburguerias em Curitiba é um dos mais dinâmicos do país. Com grande crescimento nos últimos anos, a cidade se destaca no cenário nacional com importantes hamburguerias na capital e região metropolitana. Acredito que é um mercado que continuará crescendo, devido ao gosto que os curitibanos desenvolveram pelo hambúrguer de qualidade”, detalha Baran.
O festival já injetou em 10 anos mais de R$ 5 milhões no mercado de hambúrguer nacional, gerando um valor de R$ 150 milhões em vendas.
Tendências do setor
O Burger Fest é responsável também por apontar, todos os anos, as tendências do setor de hamburguerias. “Somos o único festival que consegue reunir mais de 500 hamburguerias, restaurantes e bares em todo o país, cada uma criando uma receita inédita de hambúrguer em seu cardápio. Há 10 anos, fomentamos o mercado e detectamos quais serão as tendências para todo o setor”, explica o idealizador do festival.
Confira três delas:
– Carne suína: hambúrgueres feitos com blends de carne suína estão cada vez mais comuns nas hamburguerias.
– Retorno aos clássicos: versões artesanais dos hambúrgueres clássicos das famosas redes de fast-food estão entre as tendências.
– Picante: sabores picantes também estão em alta, com receitas marcadas por ingredientes como jalapeño, maionese com pimenta, pimenta biquinho, entre outros.
– Coquetelaria: outra vertente forte é a harmonização com drinques da coquetelaria clássica. No passado, o milk shake era a bebida preferida dos apaixonados por hambúrguer, depois as cervejas entraram em cena, e agora os drinques clássicos são os destaques na harmonização com o hambúrguer.
(foto Hambúrguer do Chelsea/ crédito Priscila Fiedler)