
Já ouviu falar em consumo com conteúdo? A expressão, locavorista, ainda pouco disseminada nas boas mesas brasileiras, trata de um indivíduo que prioriza o consumo de alimentos produzidos exclusivamente no seu entorno e defende um estilo de vida pautado pelo resgate às tradições, com foco na economia criativa e na sustentabilidade.
Em Curitiba, O Locavorista, é sinônimo de um negócio colaborativo que vai muito além da gastronomia. O empreendimento está funcionando em regime de soft opening. Fruto dos sonhos e anseios de quatro empreendedores multitalentos – Luiz Mileck, Paulo Henrique Celles, Renato Bedore e Soon Hee Han – que se curvam aos produtos e saberes artesanais do Paraná, o novo empreendimento, localizado na Rua Comendador Macedo, 233, oferta um ambiente exclusivo, que congrega a rica diversidade das manifestações e produções locais, apresentadas em três serviços: loja de artigos de arte e design, delicatessen e cafeteria bistrô.
O endereço, por si só, fez história na cidade. Foi ali que o curitibano Luiz Mileck, pesquisador nas áreas de Empreendedorismo e Cultura Alimentar, também articulador gastronômico que representa a Rede Latino-Americana de Food Design no Brasil, criou e liderou o Coletivo Alimentar – marco de inovação criativa na cultura alimentar de Curitiba.
Cardápio
O Locavorista dispõe de um cardápio rápido e inteligente, composto por tostados, chapeados, cestas de pães com acompanhamentos produzidos a partir de ingredientes locais e sanduíches na tábua.
Entre os sanduíches, destaque para o De Santa (R$32), tributo a um dos bairros mais tradicionais de Curitiba, que reúne em um pão de milho, frango prensado, pasta de alho, catchup da casa, muçarela, salada de radite e vinagrete de vinho tinto. O sanduíche acompanha uma porção de polenta frita e uma salada clássica italiana. Inspirado no clássico da madrugada, o 24 Horas (R$ 34), concentra costela assada, molho tártaro com conserva da casa, cebola e agrião, além de batatas curtidas e salada verde. Paladares sedentos pela sazonalidade do mar serão seduzidos pelo Litorina (R$ 36), que traz um Tartine de Peixe curado, broto crocante e maionese de tofu, acompanhado de salada da estação. Já quem curte carne suína poderá se render ao sanduíche O Locavorista (R$ 30). O clássico da casa destaca paleta suína assada por 10h, cebola caramelizada no vermute da casa, exclusivo molho de pimenta e agrião.
Os finais de semana também prometem ser memoráveis para os futuros locavoristas. Aos sábados, para quem deseja fugir da feijoada, além dos menus da chapa e da delicatessen, a casa oferecerá um cardápio fixo elaborado de acordo com a sazonalidade dos ingredientes locais. A experiência custa a partir de R$ 55 por pessoa. Já aos domingos, o brunch, generosamente servido mais tarde, sairá por R$ 41 por pessoa.
Arte com propósito
A abertura de O Locavorista será marcada pela exposição da artista Jo Ani, que propõe a libertação da realidade por intermédio de sua arte orgânica, geométrica e exagerada para um mundo nada óbvio através de recortes fotográficos da existência, que se unem de forma a criar um universo paralelo.
Já na Loja Colméia, o público terá acesso a cinco marcas autorais, todas, coincidentemente, assinadas por mulheres, a começar pela arte da fotógrafa e ceramista Maria Ravazzani, que desenvolve acessórios, objetos utilitários e decorativos marcado por linhas simples, cores intensas e toque acobreado. No ninho da designer de moda Liane Mestrinho será possível conhecer o estilo contemporâneo e bem brasileiro realçado em peças de seda pura para vestuário e decoração. O espaço de Lucia Consalter, formada em Educação Artística, apresenta arrojadas peças de joalheria, com formas arredondadas, bordadas com fios de prata e cobre. No espaço garantido por Chris Arcega, peças com brilho e balanço, acessórios que ressignificam valores pessoais confeccionados por mãos de mulheres capacitadas. A artista busca na transformação a sua casa e entrega uma moda em consonância com novos valores de mercado, que satisfazem pela aparência e nutrem uma expectativa por relações mais humanas. Para encantar as pessoas que insistem em escrever à mão existem os cadernos da Genoveva, marca idealizada por Maria Madalena Ribeiro. E para garantir que as fotos, dos que ainda perseveram em revelar, a marca produz álbuns de fotografia. A delicadeza da Genoveva ainda confecciona caixas para guardar bilhetes e carinhos. A produção é inteiramente artesanal, personalizada e exclusiva.
Soon Hee Han, sócia de O Locavorista, também encontra nos ninhos da Loja Colméia, acolhimento para Extraordinários, sua linha de luxo de produtos naturais produzida com ingredientes valiosos que garantem sofisticação e saúde. Seus produtos terapêuticos não atuam apenas na pele, mas também nos estados emocionais por meio de uma alquimia precisa entre aromaterapia, aromacologia, perfumaria natural e cosmetologia.
(fonte: Assessoria)